Oi Filoteu!
Das imensas riquezas que a liturgia deste tempo festivo nos reserva, hoje, neste dia feliz de páscoa, volto o meu pensamento para um grande sinal que o Senhor nos deu de vitória sobre a morte. Lá no túmulo vazio, conta-nos João, o discípulo amado, um detalhe que ele e Pedro viram:
faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte (Jo 20, 7).
Parece um insignificante detalhe. Parece! Na verdade é um grande sinal. O pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus não estava posto com as faixas, mas enrolado, dobrado em um lugar à parte. Se o corpo tivesse sido roubado, com certeza o sepulcro não estaria nesta ordem, nesta harmonia de panos dobrados e cada coisa no seu lugar. Ladrão quando rouba, desorganiza, deixa uma bagunça muito grande e tudo fora do lugar. Quis o Senhor deixar este sinal de ordem para dar a entender que se passou algo divino. O Reino de Deus é um Reino de ordem, já ouvi isso várias vezes. E é marca de ressurreição que essa ordem seja sinal que a vida venceu a morte. Não é uma farsa, um imbróglio de mau gosto, nada forjado, mas evidências minúsculas e delicadas se tornam grandes sinais.
Seja-nos dado colher esse sinal pascal e aplicá-lo na vida com esse senso de alegria e responsabilidade.
Um abraço para ti e que tudo seja ordem na páscoa de Cristo em tua vida.