"A solidez e a firmeza da verdade de Cristo se enche de doçura da doação de um Deus que é só Amor!”
(Pe Marcos Chagas)

sábado, 3 de agosto de 2013

Ser rico é bom. Mas o que é ser rico diante de Deus?

2 comentários




Caro Filoteu

Diante de um  alguém, que na multidão pede a Jesus para ser árbitro na divisão de uma herança (ver Lc 12, 15), a resposta do Senhor surge inesperada e surpreendente:

Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens? (Lc 12, 14).

Por que será que Jesus se nega a ser mediador na contenda? Ao invés de resolver um caso particular, Nosso Senhor vai à raiz do problema (aliás, uma maneira bastante concreta para encontrar a solução dele). E vem uma indicação preciosa:

Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens" (Lc 12, 15).

Palavras precisas, importantes, essenciais. Uma grande fonte de males, males sem fim, é a ganância pelos bens materiais, a vontade de acumular coisas. Os bens deste mundo não pertencem ao homem, mas a Deus que os destinou para todos e não só para alguns espertos ou competentes em juntar dinheiro. Quem acumula só para si inverte o plano do Criador. Acumular então é roubar, é administrar mal, porque, no fundo não somos proprietários, mas administradores. No dia da morte, devolveremos tudo ao proprietário legítimo. Nada temos, nada somos. Paulo faz um alerta importante a respeito disso:

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (1Tm 6, 10).

 O que temos, apenas recebemos e cuidamos para um dia devolver ao verdadeiro senhor das coisas. O apóstolo afirma com muita propriedade:

Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E se recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido. (1Cor 4, 7).

As coisas, os bens são meios para fazer o bem, assim pensa Deus, assim quer Deus. Quem não assumir esta mentalidade fará destes bens o seu deus, seu miserável e traiçoeiro deus que o deixará, nem que seja na hora da morte, sem nada!

Entenda-se: Jesus não despreza os bens materiais, mas se opõe à dependência dos bens. O rico avarento a que se refere o Evangelho não é um desonesto, nem ladrão. É um trabalhador esforçado, previdente, consegue até ótimos resultados em seu esforço para produzir. E tudo isso, é bênção de Deus! Então, onde está a maldição? Vamos ao texto. Quando, por ocasião de uma grande colheita, o homem se deu bem, pensou consigo:

Vou derrubar os meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. então, poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, como, bebe, aproveita! (Lc 12, 18-19).

Talvez poderíamos questionar: Mas, este homem não tem família, mulher, filhos, vizinhos, nem amigos e empregados? Provavelmente sim, mas não tem tempo para eles, não tem energias para empregar em favor delas, não se ocupa nem se preocupa com as pessoas, não tem sentimentos e por isso não vive o mundo da relação que gera comunhão. Só lhe interessa os que farão seus negócios prosperar. Seu pensamento gira em torno dos armazéns, das colheitas e dos cereais. Seus bens tornaram-se os seus ídolos e estes ídoloso destruíram tudo o que encontraram pela frente. Criaram um vazio ao redor dele, desumanizaram o coração completamente. o dito epulão tornou-se uma coisa, uma máquina que produz, faz contas. Para ele, "eu" e "meu" são pronomes frequentes, ou melhor, exclusivos, únicos. O "nosso", o "vosso", o "nós", o "tu", parece que não existem. 



É sempre bom lembrar: o dinheiro é ótimo servo e péssimo patrão! Para a eternidade, só se leva o que se partilha, o que se investe para o bem de todos, não o que se acumula para si. Morrer, tendo na conta uma conta muito gorda, sendo proprietário de muitos bens pode acarretar diante de Deus
um juízo severo e exigente. O Deus Trindade que se revela em Jesus é um Deus comunhão, é um Deus que partilha tudo conosco e quer ver isso acontecer entre nós também. Cedo ou tarde chegará esse dia em que o sol deixará de brilhar, ou seja, a nossa vida encontrará o seu crepúsculo, o seu ocaso, estaremos diante do nosso entardecer, terminará a nossa peregrinação terrestre. "Ainda esta noite, pedirão conta da tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?" (Lc 12, 20). A história é sempre a mesma! Deixa os bens para os herdeiros que irão brigar pela herança!!!! Nem depois de morto, o avarento sossega ou acaba o desassossego de ter acumulado bens!




"Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade. Por exemplo, um homem que trabalhou com inteligência, competência e sucesso vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça" (Ecl 1, 2.2, 21)

Vaidade! Isto é, vazio, fumaça que cedo ou tarde será dispersada pelo vento. Tudo passa, todos passarão. Vaidade, com certeza! Mas, quem partilha a vida, os bens e ama de verdade e concretamente, vive a comunhão e a partilha, celebra a vida e se alegra com o que Deus dá e o que Deus tira, naquela visão de fé e confiança própria de quem é filho, quem a nada se apega, mas a tudo dá o valor que lhe for devido, este não passará, este não vive na vaidade, mas na verdade e por isso, não perecerá, viverá eternidade a dentro. Por isso, com o salmista rogaremos ao Senhor:

Ensinai-nos a contar os nossos dias e dai ao nosso coração sabedoria [Sl 89(90)]

Um abraço para ti, caro Filoteu!

2 Responses so far

  1. Padre, adorei o seu blog...

    Gostaria de lhe pedir para esclarecer sobre o porquê de pedirmos a interseção dos santos... vez por outra os protestantes criticam essa nossa atitude enquanto católicos, alegando que o único intercessor entre a humanidade e Deus é Jesus Cristo... e eu, particularmente, não sei o que responder.

    Grata,

  2. Raquel says:

    Vitória, tudo bem ? Desculpa a intromissão, mas creio que 1 Timóteo cap 2 Vers 3 ao 6 responde sua pergunta. Um abraço.

Leave a Reply

Escolha o Assunto...

"cinco maridos" - a esponsalidade (1) "Poesia" careta - careada (2) a cananéia - a fé - a humildade (1) advento (1) águias - visão de fé (1) amizade - Jesus - Teresa (2) Amor gratuito - Coração de Jesus - confiança (1) Amor gratuito - Vencer o mal (1) ascensão do Senhor (1) atitude (1) Betânia - unção - traição (1) Boas Leituras (1) bom trato - doçura e mansidão (1) calçados para anunciar o Evangelho da paz (1) Caná - Bodas - Vinho novo (1) Cananéia - Fé - Humildade (1) capacete da salvação (1) cego de nascença - Jesus luz do mundo (1) Céu - Purgatório - Inferno (1) cinturão da verdade (1) Combate Espiritual (2) Consciência - Felicidade - liberdade - responsabilidade (1) Conversão de Paulo - Luz (1) Couraça da justiça (1) Cristãos perseguidos (1) Cristo - Bernardo de Claraval - alma esposa (1) Cristo crucificado - as serpentes venenosas - o povo de Deus no deserto (1) Cristo crucificado - Maria (1) crucificados com Cristo - cruz - paixão do Senhor (1) deserto - solidão - silêncio (1) Deus - Ação (1) Devoção - Francisco de Sales (1) dignidade - cristão - (1) discípulos - missionários - amigos (1) Discípulos de Emaús (1) Domingos Sávio - Santo adolescente (1) Eleições - Candidatos - Valores na Política (1) entrada de Jesus em Jerusalém (1) Epifania - Os magos - o evangelizador (1) escondimento - humildade - simplicidade (1) Escravidão - Ego - Verdade - Liberdade (1) Escudo da fé (1) espera (1) Espírito Santo - Dom de Deus (1) Eterno - Passageiro - revelação de Deus (1) felicidade (1) Francisco - minoridade - cristificação (1) humildade - flexibilidade - perseverança (2) identidade - Deus (1) Imaculada - Toda de Deus - Maria (1) Infância espiritual - pequenas coisas- Sta. Teresinha (1) Jejum - abstinência - Penitência (1) Jejum - vários significados (1) Jesus (2) Jesus - amor caro - união (1) Jesus - cruz - esponsalidade - Igreja (1) Jesus bom pastor - pastoreio (1) Jesus caminho verdade e vida (1) João Paulo II - oração (1) José - Carpinteiro - servidor do Verbo e de Maria (1) Lázaro - morte - ressurreição (2) Lázaro - Rico - Eternidade (1) Lentes da fé (1) linguagem light (1) Liturgia (1) louvar a Deus (1) Luz - Jesus - curas (1) Madalena - ressurreição (1) mãe das dores (1) mãe de Deus (1) Mãe de Deus - Evangelizar (1) Margarida - Coração de Jesus - confiança (1) Maria - Aparecida - Brasil (1) Maria - Mãe - Protetora (1) Maria de Betânia - a unção de Betânia (1) Matrímônio - estabilidade - Trindade (1) milagre (1) misericórdia - perdão - mulher caída resgatada (1) Natividade de Jesus - Pobreza - Mistério - Adoração (1) NOITE - JUDAS ISCARIOTES (1) Nossa Senhora Auxiliadora (1) oprimir autoritarismo verdade vida seguimento de Cristo (1) Oração - Clemente IX (1) Oração - Exercícios Espirituais (1) Oração - Pai-Nosso - Confiança (1) orar (1) os que choram - consolação - responsabilidade (1) Palavra de Deus - espada (1) Pão do céu - caminhada - anjo (1) Paulo - testemunho - fortaleza - dedicação (1) pecadora - Jesus - resgate (1) Pedro - negações - poder de Deus (1) Pedro - Paulo - eleição - apostolado - Igreja (1) Pensamento. consciência (1) pensar- refletir - viver (1) peregrinos - discípulos - Emaús - Jesus ressuscitado (1) Pier Giorgio Frassati - jovens - santos (1) Pobreza - Bem-aventurança (1) Podcast (3) preparação (1) Quaresma - Tempo de conversão (2) reflexão (1) Rei Jesus - verdade - liberdade (1) Renúncia Coragem Disposição (1) ressurreição - vida nova (1) riqueza - pobreza - gratuidade (1) Santa Teresinha - infância espiritual - elevador do amor (1) São Francisco - A perfeita Alegria (1) São José - Intercessor - Pai adotivo de Jesus (1) Seguimento de Jesus - liberdade - humildade (1) Sepultamento de Jesus (1) servir - seguir - imitar Jesus (1) Sogra de Pedro - Cura de Jesus - Serviço (1) sorriso - discernimento - iniciativa (1) SS Trindade (1) Talento - Responsabilidade (1) tempo - encarnação do Verbo - salvação (1) Tempo - eternidade - ano novo (1) tempo - programação (1) Tentação - Deserto - Demônio - Combate Espiritual (1) Teresa de Jesus - oração - purificação (1) Teresinha - pequenas coisas - "malandragem" (1) Terrorismo - Morte de Osama Bin Laden (1) Tomé - Chagas gloriosas de Jesus - Fé (2) Transfiguração - luz - revelação (1) Twitter - evangelizar - bom uso da web (1) vaidade - verdade- amor gratuito - serviço (1) Velhinhos - Simeão e Ana - Jesus (1) vocação - eleição divina (1) vontade de Deus (1)