"A solidez e a firmeza da verdade de Cristo se enche de doçura da doação de um Deus que é só Amor!”
(Pe Marcos Chagas)

domingo, 18 de agosto de 2013

Algumas pequenas lições da assunção de Maria.

0 comentários



Caro Filoteu!

Hoje, celebra-se a solenidade da assunção da Virgem Maria. Ela, concebida sem pecado original, foi isenta da corrupção do sepulcro e assim sendo, foi elevada em corpo e alma à glória do Céu. Assim é o dogma que hoje se recorda. Papa Pio XII foi quem proclamou como verdade de fé tal subida da Mãe de Deus para a glória.

"Uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés, coroada com doze estrelas". 

Um cenário que nos leva para o alto, lá onde devem estar os nossos corações. Assim o apocalipse fala de Maria ou da Igreja. A Missa, o celebrante que preside a liturgia fala para a assembleia em tom de diálogo:
- Corações ao alto!
e todos respondem a uma só voz:
- O nosso coração está em Deus.
Tomara que não sejam apenas palavras. Em todo caso, corações ao alto é sempre um fazer memória de coisas que vale à pena comentar. Coração na Bíblia, comentava o nosso caro papa emérito, Bento XVI: 
Coração não indica apenas uma parte do corpo, mas sim o âmago da pessoa, a sede de suas intenções e dos seus juízos. Poderíamos dizer: a consciência 
 O coração é a sede das decisões. Corações ao alto é uma expressão relacionada a alguém que se decidiu por Deus, pelo céu, pela felicidade que é a vontade de Deus, paraíso experimentado por antecipação. Claro, no céu, na bem-aventurança eterna, na felicidade sem fim, lá está tudo seguro e a alegria é ilimitada. Aqui, uma felicidade discreta, intensa com certeza, mas em meio às tentações, pecados (com o devido arrependimento, claro!), fraquezas, dores, tribulações e provações.  Ao invés de serem interpretados como meros obstáculos, podem ser assumidos como escadas para subir para o céu. Os desafios podem ser fontes de crescimento e não impedimentos para se atingir altas metas. Assim sendo, decidir-se pelo céu significa decidir-se pela vontade de Deus. Simplesmente assim, sem complicações. E para quem saiu dos trilhos, perdeu o rumo, desarrumou o prumo, desviou da rota, ah, o segredo é só um: retomar, retornar, pegar o primeiro retorno. Não tem outro caminho a não ser seguir o caminho. Não um dos caminhos, mas o caminho. Santo Agostinho, em seu célebre sermão sobre a ascensão do Senhor diz ao seu povo:
"Cristo subiu ao céu, suba com Ele o nosso coração".
Parafraseando, isto é, usando das palavras dele (de Santo Agostinho), aplicando-as para o que se celebra hoje poderíamos até arriscar dizer: 

"Maria subiu ao céu, suba com Ela o nosso coração". 


Pois é, lá onde está a mãe, para lá seguem os filhos. E os filhos, ao se assemelharem à sua mãe, trazem o DNA dela, sentem uma maravilhosa certeza de serem particularmente amados, protegidos, assistidos, motivados por Ela. E lá se foi Maria! Para o céu! Mas, coisa boa é um artigo de fé que está no credo católico que reza nossa crença na "comunhão dos santos". Beleza pura sem mistura! Isso mesmo, estamos unidos. Os católicos que estão por cá pelejando nesta terra, tentando construir o Reino, além disso tem os irmãos e irmãs que estão se purificando de suas faltas na expectativa da felicidade eterna e os que já contemplam a Deus face-a-face. Entre estes últimos, está nossa Mãe Virgem Maria (Jesus no-la deu por mãe quando disse a João: "Eis aí tua mãe"). Dá tanta esperança pensar nisso! E dá mais alegria e ânimo viver nesta esperança, ou seja quando a esperança não é algo passivo, apático, desenergizado! Ao contrário, experimenta-se uma esperança viva ou seja, uma alegre expectativa, uma certeza que nos leva a trabalhar, a tentar mudar as coisas para melhor, a construir algo, a fazer a diferença, ser sal para dar gosto, ser luz para iluminar, ser cristão para cristificar. 



Hoje, a assunção de Maria recorda e compromete. Corações ao alto e os pés no chão! Gosto deste trocadilho. A lembrança do céu, longe de ser fuga da terra ou do mundo, é compromisso em ser agente de transformação. Jesus disse: "Vós sois o sal da terra, a luz do mundo". O sal não foi feito para ficar guardado no armário, na dispensa. A luz muito menos para ficar debaixo da mesa ou das cadeiras. Do mundo, diz o Senhor! Ao mesmo tempo, sabemos que nossa pátria definitiva não é esta. Por isso mesmo, estamos de passagem, somos peregrinos, caminheiros na esperança de um definitivo que não se contenta com o provisório e o passageiro, o temporal não pode dar o que o eterno tem em plenitude. Vivemos nesta sadia tensão entre o já e o não ainda. Engajados na terra, cidadãos do paraíso. Os dois não se contradizem! A moeda tem duas faces, o rio tem duas margens. Simples assim. 


Uma palavra final sobre o Magnificat, o canto de Maria que é uma celebração feliz de uma mulher realizada, plenificada naquilo que Deus faz nela, por ele e através dela. A personalidade forte e intensa desta filha de Sião emerge com vitalidade: 

"Todas as gerações me chamarão de bem aventurada pois o Todo Poderoso fez por mim maravilhas" 

Aí temos a síntese da sabedoria refinada de uma pessoa guiada pela verdade sobre Deus que Si revela Quem Ele é e também revela a pessoa é. A Virgem tem uma excelente auto-estima. Sabe que tudo foi dado. Exatamente por ser administradora dos dons do seu amado Senhor (e não proprietária), nem por isso ela deixa de reconhecer que as pessoas reconhecerão o que de bom, de maravilhoso fez o Altíssimo em seu favor. E Ela mesma reconhece, com toda liberdade que a verdade lhe permite! Isso faz lembrar aquilo que Jesus diz no evangelho de Mateus (cap. 5):

"Vós sois a luz do mundo, brilhe a vossa luz diante dos homens para que vendo vossas boas obras, glorifiquem o Pai que está nos céus"

À luz desta passagem, não fico impressionado com tanta luz que reveste Maria no apocalipse. A mulher vestida de sol é na verdade a mulher que encarnou na vida a sua missão de ser luz do mundo, não por substituição Daquele que é Luz do mundo e que o segue não andará nas trevas mas terá a luz da vida, mas por participação. Ela, como os demais participam da Luz que é Jesus. Mas, convenhamos: Ela é bem especial mesmo! A luz dela é bem particular. Isso não a afasta de nós! Muito pelo contrário: nos leva a subir, a assumir nosso papel de iluminar e afugentar as trevas que sempre existe dentro de nossa pobre condição de pecadores em processo de conversão.

A Virgem Maria subiu para o céu! Suba com ela o nosso coração.
Que ela rogue por nós, caro Filoteu de Betânia e lá onde ela está, tenhamos a felicidade de estar também estes que a Ela se recomendam.
Um abraço! Lembra-te:
Sob o olhar de Maria, teus dias serão cheios de alegria.



Leave a Reply

Escolha o Assunto...

"cinco maridos" - a esponsalidade (1) "Poesia" careta - careada (2) a cananéia - a fé - a humildade (1) advento (1) águias - visão de fé (1) amizade - Jesus - Teresa (2) Amor gratuito - Coração de Jesus - confiança (1) Amor gratuito - Vencer o mal (1) ascensão do Senhor (1) atitude (1) Betânia - unção - traição (1) Boas Leituras (1) bom trato - doçura e mansidão (1) calçados para anunciar o Evangelho da paz (1) Caná - Bodas - Vinho novo (1) Cananéia - Fé - Humildade (1) capacete da salvação (1) cego de nascença - Jesus luz do mundo (1) Céu - Purgatório - Inferno (1) cinturão da verdade (1) Combate Espiritual (2) Consciência - Felicidade - liberdade - responsabilidade (1) Conversão de Paulo - Luz (1) Couraça da justiça (1) Cristãos perseguidos (1) Cristo - Bernardo de Claraval - alma esposa (1) Cristo crucificado - as serpentes venenosas - o povo de Deus no deserto (1) Cristo crucificado - Maria (1) crucificados com Cristo - cruz - paixão do Senhor (1) deserto - solidão - silêncio (1) Deus - Ação (1) Devoção - Francisco de Sales (1) dignidade - cristão - (1) discípulos - missionários - amigos (1) Discípulos de Emaús (1) Domingos Sávio - Santo adolescente (1) Eleições - Candidatos - Valores na Política (1) entrada de Jesus em Jerusalém (1) Epifania - Os magos - o evangelizador (1) escondimento - humildade - simplicidade (1) Escravidão - Ego - Verdade - Liberdade (1) Escudo da fé (1) espera (1) Espírito Santo - Dom de Deus (1) Eterno - Passageiro - revelação de Deus (1) felicidade (1) Francisco - minoridade - cristificação (1) humildade - flexibilidade - perseverança (2) identidade - Deus (1) Imaculada - Toda de Deus - Maria (1) Infância espiritual - pequenas coisas- Sta. Teresinha (1) Jejum - abstinência - Penitência (1) Jejum - vários significados (1) Jesus (2) Jesus - amor caro - união (1) Jesus - cruz - esponsalidade - Igreja (1) Jesus bom pastor - pastoreio (1) Jesus caminho verdade e vida (1) João Paulo II - oração (1) José - Carpinteiro - servidor do Verbo e de Maria (1) Lázaro - morte - ressurreição (2) Lázaro - Rico - Eternidade (1) Lentes da fé (1) linguagem light (1) Liturgia (1) louvar a Deus (1) Luz - Jesus - curas (1) Madalena - ressurreição (1) mãe das dores (1) mãe de Deus (1) Mãe de Deus - Evangelizar (1) Margarida - Coração de Jesus - confiança (1) Maria - Aparecida - Brasil (1) Maria - Mãe - Protetora (1) Maria de Betânia - a unção de Betânia (1) Matrímônio - estabilidade - Trindade (1) milagre (1) misericórdia - perdão - mulher caída resgatada (1) Natividade de Jesus - Pobreza - Mistério - Adoração (1) NOITE - JUDAS ISCARIOTES (1) Nossa Senhora Auxiliadora (1) oprimir autoritarismo verdade vida seguimento de Cristo (1) Oração - Clemente IX (1) Oração - Exercícios Espirituais (1) Oração - Pai-Nosso - Confiança (1) orar (1) os que choram - consolação - responsabilidade (1) Palavra de Deus - espada (1) Pão do céu - caminhada - anjo (1) Paulo - testemunho - fortaleza - dedicação (1) pecadora - Jesus - resgate (1) Pedro - negações - poder de Deus (1) Pedro - Paulo - eleição - apostolado - Igreja (1) Pensamento. consciência (1) pensar- refletir - viver (1) peregrinos - discípulos - Emaús - Jesus ressuscitado (1) Pier Giorgio Frassati - jovens - santos (1) Pobreza - Bem-aventurança (1) Podcast (3) preparação (1) Quaresma - Tempo de conversão (2) reflexão (1) Rei Jesus - verdade - liberdade (1) Renúncia Coragem Disposição (1) ressurreição - vida nova (1) riqueza - pobreza - gratuidade (1) Santa Teresinha - infância espiritual - elevador do amor (1) São Francisco - A perfeita Alegria (1) São José - Intercessor - Pai adotivo de Jesus (1) Seguimento de Jesus - liberdade - humildade (1) Sepultamento de Jesus (1) servir - seguir - imitar Jesus (1) Sogra de Pedro - Cura de Jesus - Serviço (1) sorriso - discernimento - iniciativa (1) SS Trindade (1) Talento - Responsabilidade (1) tempo - encarnação do Verbo - salvação (1) Tempo - eternidade - ano novo (1) tempo - programação (1) Tentação - Deserto - Demônio - Combate Espiritual (1) Teresa de Jesus - oração - purificação (1) Teresinha - pequenas coisas - "malandragem" (1) Terrorismo - Morte de Osama Bin Laden (1) Tomé - Chagas gloriosas de Jesus - Fé (2) Transfiguração - luz - revelação (1) Twitter - evangelizar - bom uso da web (1) vaidade - verdade- amor gratuito - serviço (1) Velhinhos - Simeão e Ana - Jesus (1) vocação - eleição divina (1) vontade de Deus (1)