"A solidez e a firmeza da verdade de Cristo se enche de doçura da doação de um Deus que é só Amor!”
(Pe Marcos Chagas)

terça-feira, 30 de julho de 2013

Papa Francisco, Santa Marta e a "cultura do encontro"

0 comentários
Caro Filoteu de Betânia




Terminada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tendo eu a feliz graça de ter dela participado, pensando também em um dos ícones deste blog (Santa Marta de Betânia), pensei bastante em escrever hoje, lembrado das palavras do papa Francisco.

Marta, uma das irmãs da casa de Betânia, nome que quer dizer "casa da amizade", é uma mulher da ação, do serviço, do encontro e da fé. Ontem, segunda-feira, celebrávamos na liturgia a memória dela. Especificamente para ela, Jesus se declara "a ressurreição e a vida". Assim sendo, quem crê nele mesmo que morra viverá e, todo o que vive e crê nele não morrerá jamais (ver Jo 11, 25s). Após ter dito isso, o Salvador pergunta-lhe: "Crês isto?" (vers. 26). Quem afirmava tais coisas era um amigo muito especial. Quem abria a boca para declarar palavras tão densas de vida eterna era a Palavra Eterna encarnada, o próprio Filho de Deus, verdadeiro Homem e verdadeiro Deus com o Pai e o Espírito Santo. Que felicidade era a de Marta, a de Maria, a de Lázaro. Que lugar abençoado, que paraíso antecipado tornou-se Betânia, a casa da amizade! O amigo de que estamos tratando mais que fiel é a própria Fidelidade, o Senhor a que nos referimos é o Onipotente, Aquele que ama na relação de amizade é a própria caridade! Marta sente-se envolvida de tal forma por Jesus em seus atributos tão sublimes e inefáveis que declara estasiada de forma solene a sua fé:

"Sim Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo" (Jo 11, 27).

Marta é a mulher do encontro, do serviço, da acolhida, da hospitalidade. Claro, se houve deslise da parte dela por ter trabalhado tanto para alimentar o Senhor, o problema não estava, creio eu, no fato de ela estar trabalhando. O "x" da questão era que Marta focou o trabalho e perdeu de vista o Senhor, ainda que sua intenção tenha sido das mais nobres. Pois é, caro Filoteu, a Filoteia Marta se distraiu de Jesus e começou a gravitar, orbitar em torno do trabalho. Fez do serviço um fim em si mesmo! Quando o trabalho que fazemos, por mais que seja evangelizador e altamente missionário, não estiver em função de Jesus, para Ele, nele e com Ele, acaba tornando-se um barulho, uma distração, um mero passa-tempo, vindo até mesmo a ser uma orquestração de vanglória, de vaidade, de autoafirmação, necessidade de se projetar ou algo do gênero. Por isso,  Marta, quando ao reclamar que sua irmão Maria gastava o tempo sentada a escutá-lo, ouve esta repreensão:

Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária: Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada (Lc 10, 41-42).

Que podemos então aprender destas palavras? que se deve "parar" diante de Jesus, a seus pés e "nada" mais fazer? Que o apostolado não deve ser realizado ou que é coisa de segunda categoria no plano espiritual? Nada disso! Repito: o erro de Marta não é que ela estava trabalhando, mas porque se distraiu do Senhor Jesus! Estava preocupada, ao invés de estar ocupada com as coisas do Senhor. Em Lc 2, 49, o adolescente divino afirma para seu pai e sua mãe, aquelas palavras desconcertantes: "Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?" Mais adiante, Jesus mesmo chamará os seus discípulos de sal da terra e luz do mundo (ver Jo 5, 13-14). Ser sal, ser luz dá ideia de dinamismo, de força de ação e de mudança. Em um envio missionário, o divino Redentor faz um convite a trabalhar na sua vinha gente de todo tipo, com as mais variadas características, capacidades, habilidades, talentos e pessoas das mais variadas idades, culturas e sensibilidades. Assim é que Nosso Senhor faz o convite às pessoas: "Ide também vós trabalhar na minha vinha" (Mt 20, 4). Ao se proclamar a videira verdadeira, Jesus convida seus discípulos a se unirem a Ele para que produzam frutos, ou seja para que suas obras sejam marcadas pela graça, pela ação de seu Espírito Santo, seja o próprio Cristo agindo na vida e através da vida dos seus seguidores a que Ele, por pura misericórdia chama de "amigos" e não mais de servos!!!!! (ver Jo 15,  15). O segredo é permanecer nele, em Cristo Jesus, sem desanimar, numa busca contínua desta união de amor, nesta íntima comunhão, com nossos corações pulsando no compasso do divino coração do Cordeiro de Deus: "Permanecei em mim e eu em vós" (Jo 15, 4). Os frutos, a que se refere Jesus, são exatamente as obras, as ações, os comportamentos, as atitudes, o tudo realizar na perspectiva do Reino, no cumprimento da vontade de Deus, na busca de uma radicalidade evangélica que vá inserindo o indivíduo no lado aberto do divino Esposo ao ponto de lá estabelecer a sua morada. Eis a glória de Deus! De fato, ouvimos o que glorifica à Trindade não são bonitas palavras tão somente, nem meros sentimentos e ainda menos o "eficientismo", o "competentismo", um mero "empreendedorismo" vazio de mística, desprovido de espiritualidade! Diz Jesus:
Nisto será glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim vos demonstrareis meus discípulos" (Jo 15, 8).
Trabalhar tanto nas coisas do Senhor e se esquecer do Senhor das obras não é um bom negócio! Não trabalhar nas obras do Senhor (ou seja, aquelas que o Senhor nos confia) é omissão que gera esterilidade apostólica e fragilização na missão. 

Nestes dias em que tomei parte da JMJ, vivi dias maravilhosos, com toda aquele pacote de desafios próprios de uma jornada. Mas, sem me deter neles, nem mesmo me referir a eles, prefiro focar nas graças e na mensagem que nos veio de Deus através do vigário de Cristo na terra, o atual sucessor de Pedro, o papa Francisco. Estive
na catedral do Rio de Janeiro e tomei nota, para não esquecer da mensagem por ele transmitida aos presentes, a saber, os bispos, um grande número de sacerdotes, religiosos e religiosas. O papa dizia que fomos chamados por Deus para permanecer com Jesus e construir assim uma cultura do encontro. Para tanto, é preciso escutar e contemplar o Senhor, abraçá-lo também nas pessoas necessitadas. Fomos chamados a enraizar o coração em Cristo porque fomos chamados a anunciar o evangelho e ser missionários lá onde Deus nos quer! É preciso gastar tempo com os jovens,, educar, ajudando-os a acolher o dom da fé, sem se instalar. É preciso abrir a porta para sair e partir para um encontro com o outro e tantos outros que precisam, que aguardam na sua solidão ou ausência de sentido de vida! É preciso ir ao encontro das periferias existenciais do homem e da mulher do nosso tempo: buscar e encontrar, prestando atenção aos crucificados vivos. É preciso promover a cultura do encontro, em contraposição à cultura do descartável, ir contra a cultura eficientista. Daí a necessidade de cultivar ao máximo a comunhão, sermos cada um de nós, construtores da cultura do encontro, somos chamados a isso, tendo Maria como modelo.

Bem, foi isso que vi em tantas pessoas! Lá no Rio de Janeiro, lá em São Paulo e lá em Belo Horizonte, lugares onde estive encontrei gente assim: disposta a amar, a acolher, a viver a cultura do encontro, a alegria de ser irmão, a felicidade de ser de Deus, vivendo a profecia da ressurreição, semeando alegria onde há tristeza ou lá onde a alegria falsa do pecado engana e ilude a tantos homens e mulheres, especialmente os jovens. Que o Senhor não deixe incompleta a sua obra começada e que nossas fraquezas ou limites não nos impeçam de viver esta "revolução" de que tanto fala o Sumo Pontífice. Assim, só assim, a Igreja será uma grande Betânia para o mundo, lugar da hospitalidade, da acolhida, do encontro. Será o lugar e o sacramento onde vivem e se alimentam de amor os Filoteus de todas as raças, culturas e povos, línguas e etnias.

Um abraço para ti, caro filoteu de Betânia.  



Leave a Reply

Escolha o Assunto...

"cinco maridos" - a esponsalidade (1) "Poesia" careta - careada (2) a cananéia - a fé - a humildade (1) advento (1) águias - visão de fé (1) amizade - Jesus - Teresa (2) Amor gratuito - Coração de Jesus - confiança (1) Amor gratuito - Vencer o mal (1) ascensão do Senhor (1) atitude (1) Betânia - unção - traição (1) Boas Leituras (1) bom trato - doçura e mansidão (1) calçados para anunciar o Evangelho da paz (1) Caná - Bodas - Vinho novo (1) Cananéia - Fé - Humildade (1) capacete da salvação (1) cego de nascença - Jesus luz do mundo (1) Céu - Purgatório - Inferno (1) cinturão da verdade (1) Combate Espiritual (2) Consciência - Felicidade - liberdade - responsabilidade (1) Conversão de Paulo - Luz (1) Couraça da justiça (1) Cristãos perseguidos (1) Cristo - Bernardo de Claraval - alma esposa (1) Cristo crucificado - as serpentes venenosas - o povo de Deus no deserto (1) Cristo crucificado - Maria (1) crucificados com Cristo - cruz - paixão do Senhor (1) deserto - solidão - silêncio (1) Deus - Ação (1) Devoção - Francisco de Sales (1) dignidade - cristão - (1) discípulos - missionários - amigos (1) Discípulos de Emaús (1) Domingos Sávio - Santo adolescente (1) Eleições - Candidatos - Valores na Política (1) entrada de Jesus em Jerusalém (1) Epifania - Os magos - o evangelizador (1) escondimento - humildade - simplicidade (1) Escravidão - Ego - Verdade - Liberdade (1) Escudo da fé (1) espera (1) Espírito Santo - Dom de Deus (1) Eterno - Passageiro - revelação de Deus (1) felicidade (1) Francisco - minoridade - cristificação (1) humildade - flexibilidade - perseverança (2) identidade - Deus (1) Imaculada - Toda de Deus - Maria (1) Infância espiritual - pequenas coisas- Sta. Teresinha (1) Jejum - abstinência - Penitência (1) Jejum - vários significados (1) Jesus (2) Jesus - amor caro - união (1) Jesus - cruz - esponsalidade - Igreja (1) Jesus bom pastor - pastoreio (1) Jesus caminho verdade e vida (1) João Paulo II - oração (1) José - Carpinteiro - servidor do Verbo e de Maria (1) Lázaro - morte - ressurreição (2) Lázaro - Rico - Eternidade (1) Lentes da fé (1) linguagem light (1) Liturgia (1) louvar a Deus (1) Luz - Jesus - curas (1) Madalena - ressurreição (1) mãe das dores (1) mãe de Deus (1) Mãe de Deus - Evangelizar (1) Margarida - Coração de Jesus - confiança (1) Maria - Aparecida - Brasil (1) Maria - Mãe - Protetora (1) Maria de Betânia - a unção de Betânia (1) Matrímônio - estabilidade - Trindade (1) milagre (1) misericórdia - perdão - mulher caída resgatada (1) Natividade de Jesus - Pobreza - Mistério - Adoração (1) NOITE - JUDAS ISCARIOTES (1) Nossa Senhora Auxiliadora (1) oprimir autoritarismo verdade vida seguimento de Cristo (1) Oração - Clemente IX (1) Oração - Exercícios Espirituais (1) Oração - Pai-Nosso - Confiança (1) orar (1) os que choram - consolação - responsabilidade (1) Palavra de Deus - espada (1) Pão do céu - caminhada - anjo (1) Paulo - testemunho - fortaleza - dedicação (1) pecadora - Jesus - resgate (1) Pedro - negações - poder de Deus (1) Pedro - Paulo - eleição - apostolado - Igreja (1) Pensamento. consciência (1) pensar- refletir - viver (1) peregrinos - discípulos - Emaús - Jesus ressuscitado (1) Pier Giorgio Frassati - jovens - santos (1) Pobreza - Bem-aventurança (1) Podcast (3) preparação (1) Quaresma - Tempo de conversão (2) reflexão (1) Rei Jesus - verdade - liberdade (1) Renúncia Coragem Disposição (1) ressurreição - vida nova (1) riqueza - pobreza - gratuidade (1) Santa Teresinha - infância espiritual - elevador do amor (1) São Francisco - A perfeita Alegria (1) São José - Intercessor - Pai adotivo de Jesus (1) Seguimento de Jesus - liberdade - humildade (1) Sepultamento de Jesus (1) servir - seguir - imitar Jesus (1) Sogra de Pedro - Cura de Jesus - Serviço (1) sorriso - discernimento - iniciativa (1) SS Trindade (1) Talento - Responsabilidade (1) tempo - encarnação do Verbo - salvação (1) Tempo - eternidade - ano novo (1) tempo - programação (1) Tentação - Deserto - Demônio - Combate Espiritual (1) Teresa de Jesus - oração - purificação (1) Teresinha - pequenas coisas - "malandragem" (1) Terrorismo - Morte de Osama Bin Laden (1) Tomé - Chagas gloriosas de Jesus - Fé (2) Transfiguração - luz - revelação (1) Twitter - evangelizar - bom uso da web (1) vaidade - verdade- amor gratuito - serviço (1) Velhinhos - Simeão e Ana - Jesus (1) vocação - eleição divina (1) vontade de Deus (1)