Olá Filoteu
Hoje, entre os mandamentos da serenidade, o papa João XXIII nos sugere o seguinte:
Só por hoje farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão
Só por hoje é sempre uma dica importante para viver cada momento com intensidade. Mas, uma vez que somos pessoas humanas, dotadas de liberdade, vontade, memória, inteligência, com certeza somos chamados a nos organizar. Enquanto seres históricos, indivíduos que vivem no tempo e no espaço, é fundamental não perder de vista que além de nos localizarmos, é preciso nos inserir no tempo. Organizar o tempo! Isso é fundamental. E como se organiza o tempo? Com certeza de tantas formas, vivendo cada momento de forma disciplinada e decidida, mas sem atropelos ou sem uma rigidez exagerada e até irracional. Então, como viver bem o tempo? Organizando-o. E como organizá-lo? Planejando as atividades, trazendo ordem e como diz a nossa gloriosa bandeira nacional, a ordem anda sempre junto do progresso. É bem complicado quando as pessoas vivem em um espontaneismo que gera bagunça na vida e faz com que as pessoas comecem uma porção de coisas, deixando tudo ou quase tudo pela metade. E isso, podes crer, Filoteu, dá uma desmotivação muito perigosa. Todos os homens e mulheres que desejaram fazer algum bem, começaram sempre em organizar a própria vida, fazer um programa razoável, executável, exatamente para fazer as coisas acontecerem. Já pensaste nisso? Olha Filoteu, fica sabendo que só assim, as coisas acontecem, a programação salva das indecisões e da pressa, como o papa afirmara acima. A pessoa indecisa está condenada a fazer pouco ou nada, está correndo risco de perder a auto estima em função da falta de coragem e de decisão.
Jesus disse:
"Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:28-33). "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma?" (Mt 16, 25-26)
Portanto, cada um saiba fazer duas coisas importantes, na sua capacidade de programação: respeite seus limites, com humildade, sem vitimismos tolos ou auto-piedade. Conheça, valorize e multiplique seus talentos, os dons e potencialidades que vai descobrindo no curso de sua vida. Creio que isso ajudará muito e tornará a vida mais cativante, interessante, produtiva e, sobretudo fecunda. Não exigir de si o que não se consegue ou não se pode fazer e não omitir o bem que se pode e deve fazer. E isso se consegue quando se busca com seriedade planejar e executar todas as coisas, com realismo e bom senso, responsabilidade e determinação.
E como és cristão, não te esqueças do que Jesus diz: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5). Fazer tudo, pedindo ao Senhor que nos ajude, pois sem sua graça nada podemos, nada seremos, nada faremos. Ou como o salmistas digamos: “Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!” (Sl 138 (137), 8. E isso é ótimo. Depender em tudo de Deus é a maior riqueza que temos. Óbvio, depender de Deus não significa viver um parasitismo irresponsável nas relações com Ele. Lembro-te do que ensinava Sto Inácio de Loyola: “Faça tudo como se tudo dependesse de você e encerrados os humanos recursos, entregue tudo a Deus como se tudo dependesse de Deus”. Uma boa dica, não é?
Deixo essa para ti, Filoteu e Deus te ajude a ser um alguém que se organiza para progredir no bem a ser realizado.
Uma bênção e abraço do Padre.