"A solidez e a firmeza da verdade de Cristo se enche de doçura da doação de um Deus que é só Amor!”
(Pe Marcos Chagas)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

EMAÚS: UMA CAMINHADA PASCAL!

0 comentários
Oi Filoteu!



À luz do texto bíblico(Lc 24, 13-35)eu te proponho uma reflexão sobre o texto abaixo:
Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram.

Perguntou-lhes, então: "De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes?" Um deles chamado Cleófas, respondeu-lhe: "És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias?" Perguntou-lhes ele: "Que foi?" Disseram: "A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e em palavras, diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele que havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam. É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol; e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram."

Jesus lhes disse. "Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! Porventura não era necessário que o Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?" E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras.

Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-no a parar: "Fica conosco, já é tarde e já declina o dia." Entrou então com eles. Acontecendo que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapereceu.

Diziam então um para o outro: "Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?" Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os onze e os que com eles estavam. Todos diziam: "O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão."

Façamos uma reflexao: OS PEREGRINOS: eram dois: Um se chamava Cléofas (v. 18).E o outro? Pode ser você! Posso ser eu. Eles iam de onde para onde?A RICA SIMBOLOGIA DOS LUGARES nos dá pano pra manga em termos de trazer para a nossa vida. Emaús: uma pequena cidade e Jerusalém: palco onde se desenrolam grandes acontecimentos, eventos de salvação. Emaús, destino dos desanimados peregrinos os quais deram as costas para os grandes projetos de Deus simbolizados em Jerusalém. O QUE CONVERSAVAM ENQUANTO ELES CAMINHAVAM? Boa pergunta! Ora bolas, sobre os acontecimentos que se desdobraram, se precipitaram em Jerusalém. Jesus, o grande mestre teve um final infeliz, na visão dos desapontados viajantes. ENQUANTO CAMINHAVAM, QUEM SE APROXIMA? Jesus, claro! APROXIMA-SE E COMEÇA A CAMINHAR COM ELES. MAS, ELES NÃO CONSEGUEM ENXERGAR E RECONHECER JESUS. POR QUE?
EM GERAL NÃO SE CONHECE JESUS EM UM PRIMEIRO INSTANTE, MAS APÓS UMA PALAVRA E UM SINAL. (ver Jo 20, 14; 21, 4. 6-7).

Sabe, Filoteu, é preciso reconhecer o seguinte: OS DISCÍPULOS DE EMAÚS, TINHAM UM ROSTO SOMBRIO (Lc 24, 17).O rosto é a epifania do ser, ou seja, é manifestação, é revelação. Rezemos com os salmista: “Faze tua face brilhar, e seremos salvos!” [Sl 80(79), 4]. Jesus usa uma tática:
JOGA VERDE PARA COLHER MADURO.“QUE PALAVRAS SÃO ESSAS QUE TROCAIS ENQUANTO IDES CAMINHANDO?” (v. 17).Jesus provoca a que os seus discípulos se revelem,cuspam o veneno e façam o seu desabafo, sem medo. O forasteiro é um fulano estranho: NÃO SABE O QUE ACONTECEU! Pooode? A TÁTICA ESTÁ DANDO CERTO E O DIÁLOGO SE INICIA. Acolher a revelação do outro, através da palavra pronunciada é um jeito de acolher o outro mesmo.

O nosso papa, Bento XVI, ensina:
“Neste diálogo com Deus, compreendemo-nos a nós mesmos e encontramos resposta para as perguntas que habitam no nosso coração. De fato, a Palavra de Deus não se contrapõe ao homem, nem mortifica os seus anseios verdadeiros; pelo contrário, ilumina-os, purifica-os e realiza-os. Como é importante, para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde à sede que está no coração de cada homem” (Bento XVI).
Jesus foi considerado um profeta, por parte dos dois discípulos. Noutras palavras, foi reconhecido como alguém que fala em nome de Deus, um alguém respeitado, sério, pois o poder de Deus se manifesta nele.“Um profeta poderoso em obra e em palavra, diante de Deus e de todo o povo” (v. 19).
(Ver também At 7, 22).




“Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram” (v. 20). EIS UMA LEITURA VITIMISTA, FATALISTA DA PAIXÃO DO SENHOR. PORÉM...., A LEITURA SOBRE A PAIXÃO DO SENHOR NÃO É VISTA COMO INTERVENÇÃO SALVÍFICA, MAS COMO UMA CATÁSTROFE, UM DESASTRE TERRÍVEL! ELES JOGAM NAS AUTORIDADES TODA A RESPONSABILIDADE DA TAL CATÁSTROFE. Ora, A MORTE DE CRISTO NÃO É FRUTO DE CONCHAVOS POLÍTICOS. NÃO SE REDUZ A UMA FATALIDADE HISTÓRICA.EXISTE UM DESÍGNIO DE DEUS, POR TRÁS DE TODA ESSA SITUAÇÃO!

VOCÊ, QUE LEITURA FAZ DA SUA VIDA? QUE LEITURA FAZ DOS ACONTECIMENTOS?
COMO VOCÊ ENCARA SUAS DORES E PRAZERES, LUZES, SOMBRAS, ALEGRIAS E TRISTEZAS, SUCESSOS E FRACASSOS, ACOLHIDAS OU DESPREZOS, ALTOS E BAIXOS?


“NÓS ESPERÁVAMOS QUE ELE IRIA REDIMIR ISRAEL, MAS COM TUDO ISSO, FAZEM TRÊS DIAS QUE TODAS ESSAS COISAS ACONTECERAM” (v. 21).percebe-se que os dois discípulos eravam quem? UM MESSIAS POLÍTICO, HORIZONTALISTA, UM MESSIAS QUE RESOLVE PROBLEMAS IMEDIATOS. E as mulheres? (Ler versículos 22-24).As testemunhas ou as que falam demais?(ver Lc 24, 1-7; Jo 20, 11ss)
Não somente as mulheres, mas também outros foram testemunhas do túmulo vazio:(Ver Lc 24, 17; Jo 20, 3-10).E as mulheres? A profunda desesperança impede de captar o valor dos recentes acontecimentos ou dos relatos surpreendentes. As mulheres os “alarmaram” ao invés de encher de esperança. Os discípulos testemunham apenas uma ausência e não uma presença ressuscitada. Jesus então, parte para sua catequese, a grande aula pascal sobre a Escritura.
Mas, os discípulos fazem uma leitura superficial da Escritura: só pegam os dados triunfais e a partir dos dados triunfais eles criam uma imagem de Messias.Como são numerosos os cristãos que ainda procuram essa imagem “triunfalista” do Messias!Faltou a leitura do Messias como o Servo que sofre (ver Is 49, 4-7; 50, 4-9).“Desconhecer as Escrituras é desconhecer Cristo” (São Jerônimo). E aí? “insensatos e lentos para crer tudo o que os profetas anunciaram!” (v. 25). Jesus os chama de Insensatos: sem inteligência ou no popular, burros. Lentos para crer: corações duros, fechados, insensíveis. Faltava nos discípulos:
A Inteligência da fé: sobrenaturalidade
A sabedoria da cruz: da morte p/ a ressurreição.

São João da Cruz, ensina:
“Ter constante desejo de imitar Jesus Cristo em todas as obras, conformando-se com a sua vida, a qual deve considerar para saber imitá-la e comportar-se como ele se comportaria” São João da Cruz

Prossegue o santo:

“Para fazer isso, é necessário renunciar a qualquer apetite ou gosto que não seja puramente para honra e glória de Deus, e ficar sem nada por amor dele que nesta vida não teve nem quis ter mais do que fazer a vontade de seu Pai, à qual chamava sua comida” (Id.)
“Era preciso que o Cristo sofresse” (v. 26). Ou seja: Não é uma fatalidade histórica: Tem um projeto salvífico do Pai.(Ver Rm 5, 1-11)

“ E começando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou-lhes em

todas as Escrituras o que ele dizia respeito” (v. 27)
Moisés representa a lei. Os profetas são as testemunhas e enviados de Deus para falar em seu nome. A ANTIGA ALIANÇA ESTAVA FUNDADA NESTES DOIS ALICERCES. Na transfiguração o testemunho de Moisés e de Elias sobre Jesus foi fundamental.

O povoado Emaús: eis o lugar de chegada para os desanimados. Lugar da acolhida ao misterioso peregrino.Os medos giram em torno da noite. Qual noite? “Era noite” (Jo 13, 30).“Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina” (v. 29). Eles entendem que é Jesus: Descobrem a razão do ardor. Qual foi a razão do ardor? a presença de Jesus. Os dois tornam-se missionários.Sim, e a escuridão? Não temem mais a escuridão. Pois em seus corações a luz de Jesus brilhou! eles voltam para Jerusalém.

Uma história e tanto! Tua história, minha e nossa história. Cristo peregrino conosco e confortando-nos, iluminando-nos a respeito das Escrituras.
Assim seja!

Leave a Reply

Escolha o Assunto...

"cinco maridos" - a esponsalidade (1) "Poesia" careta - careada (2) a cananéia - a fé - a humildade (1) advento (1) águias - visão de fé (1) amizade - Jesus - Teresa (2) Amor gratuito - Coração de Jesus - confiança (1) Amor gratuito - Vencer o mal (1) ascensão do Senhor (1) atitude (1) Betânia - unção - traição (1) Boas Leituras (1) bom trato - doçura e mansidão (1) calçados para anunciar o Evangelho da paz (1) Caná - Bodas - Vinho novo (1) Cananéia - Fé - Humildade (1) capacete da salvação (1) cego de nascença - Jesus luz do mundo (1) Céu - Purgatório - Inferno (1) cinturão da verdade (1) Combate Espiritual (2) Consciência - Felicidade - liberdade - responsabilidade (1) Conversão de Paulo - Luz (1) Couraça da justiça (1) Cristãos perseguidos (1) Cristo - Bernardo de Claraval - alma esposa (1) Cristo crucificado - as serpentes venenosas - o povo de Deus no deserto (1) Cristo crucificado - Maria (1) crucificados com Cristo - cruz - paixão do Senhor (1) deserto - solidão - silêncio (1) Deus - Ação (1) Devoção - Francisco de Sales (1) dignidade - cristão - (1) discípulos - missionários - amigos (1) Discípulos de Emaús (1) Domingos Sávio - Santo adolescente (1) Eleições - Candidatos - Valores na Política (1) entrada de Jesus em Jerusalém (1) Epifania - Os magos - o evangelizador (1) escondimento - humildade - simplicidade (1) Escravidão - Ego - Verdade - Liberdade (1) Escudo da fé (1) espera (1) Espírito Santo - Dom de Deus (1) Eterno - Passageiro - revelação de Deus (1) felicidade (1) Francisco - minoridade - cristificação (1) humildade - flexibilidade - perseverança (2) identidade - Deus (1) Imaculada - Toda de Deus - Maria (1) Infância espiritual - pequenas coisas- Sta. Teresinha (1) Jejum - abstinência - Penitência (1) Jejum - vários significados (1) Jesus (2) Jesus - amor caro - união (1) Jesus - cruz - esponsalidade - Igreja (1) Jesus bom pastor - pastoreio (1) Jesus caminho verdade e vida (1) João Paulo II - oração (1) José - Carpinteiro - servidor do Verbo e de Maria (1) Lázaro - morte - ressurreição (2) Lázaro - Rico - Eternidade (1) Lentes da fé (1) linguagem light (1) Liturgia (1) louvar a Deus (1) Luz - Jesus - curas (1) Madalena - ressurreição (1) mãe das dores (1) mãe de Deus (1) Mãe de Deus - Evangelizar (1) Margarida - Coração de Jesus - confiança (1) Maria - Aparecida - Brasil (1) Maria - Mãe - Protetora (1) Maria de Betânia - a unção de Betânia (1) Matrímônio - estabilidade - Trindade (1) milagre (1) misericórdia - perdão - mulher caída resgatada (1) Natividade de Jesus - Pobreza - Mistério - Adoração (1) NOITE - JUDAS ISCARIOTES (1) Nossa Senhora Auxiliadora (1) oprimir autoritarismo verdade vida seguimento de Cristo (1) Oração - Clemente IX (1) Oração - Exercícios Espirituais (1) Oração - Pai-Nosso - Confiança (1) orar (1) os que choram - consolação - responsabilidade (1) Palavra de Deus - espada (1) Pão do céu - caminhada - anjo (1) Paulo - testemunho - fortaleza - dedicação (1) pecadora - Jesus - resgate (1) Pedro - negações - poder de Deus (1) Pedro - Paulo - eleição - apostolado - Igreja (1) Pensamento. consciência (1) pensar- refletir - viver (1) peregrinos - discípulos - Emaús - Jesus ressuscitado (1) Pier Giorgio Frassati - jovens - santos (1) Pobreza - Bem-aventurança (1) Podcast (3) preparação (1) Quaresma - Tempo de conversão (2) reflexão (1) Rei Jesus - verdade - liberdade (1) Renúncia Coragem Disposição (1) ressurreição - vida nova (1) riqueza - pobreza - gratuidade (1) Santa Teresinha - infância espiritual - elevador do amor (1) São Francisco - A perfeita Alegria (1) São José - Intercessor - Pai adotivo de Jesus (1) Seguimento de Jesus - liberdade - humildade (1) Sepultamento de Jesus (1) servir - seguir - imitar Jesus (1) Sogra de Pedro - Cura de Jesus - Serviço (1) sorriso - discernimento - iniciativa (1) SS Trindade (1) Talento - Responsabilidade (1) tempo - encarnação do Verbo - salvação (1) Tempo - eternidade - ano novo (1) tempo - programação (1) Tentação - Deserto - Demônio - Combate Espiritual (1) Teresa de Jesus - oração - purificação (1) Teresinha - pequenas coisas - "malandragem" (1) Terrorismo - Morte de Osama Bin Laden (1) Tomé - Chagas gloriosas de Jesus - Fé (2) Transfiguração - luz - revelação (1) Twitter - evangelizar - bom uso da web (1) vaidade - verdade- amor gratuito - serviço (1) Velhinhos - Simeão e Ana - Jesus (1) vocação - eleição divina (1) vontade de Deus (1)