Oi Filoteu!
Volto para o poço de Jacó e me coloco contigo no cenário onde Jesus se
entrete com a Samaritana, algo inédito e supreendente. Mas, o Mestre se revela com liberdade e não se prende aos cabrestos e arreios das mentalidades do seu tempo. Quando Jesus disse:
"Chama teu marido e volta aqui" (Jo 4, 16), a dita cuja respondeu laconicamente:
"Não tenho marido".
Ante essa resposta, Jesus respondeu:
"Falaste bem, não tenho marido, pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisto falaste a verdade".
Com tal afirmação, a mulher se sente, não invadida, mas compreendida, ajudada, iluminada pelo olhar divino, atento, perspicaz, profundamente libertador. Ela responde para ele:
"Senhor vejo que és um profeta"
Interessante isso. Essa mulher representa o povo samaritano e sua tradição religiosa. Os "cinco maridos" são uma referência aos cinco deuses cultuados pelos antepassados (cf. 2Rs 17, 29-32). Fiquei pensando Filoteu: para os cristãos que devem cultuar o Deus único, quais deuses assumem o papel de maridos em seus corações, ante o Todo Poderoso que é o único esposo? A esponsalidade, ou seja, assumir-se como alma esposa de Cristo (e todos os cristãos devem sê-lo, assumi-lo) exige que os deuses sejam destruídos, eliminados. Não adianta com invenções mentirosas e esfarrapadas ante o Mestre, tentando dizer que não "se tem marido", ou seja, não se tem outros deuses fora o Deus único.
A Samaritana! Imagem de nós todos, imagem da Igreja na luta pela fidelidade e no esforço em vencer a idolatria. No poço, isto é, na fonte da vida, haveremos de obter ânimo e motivações fortes para isso acontecer. Olha Filoteu, o poço é a Escritura, é a Eucaristia, é a vida de oração, é a fraternidade, é o teu compromisso em viver a missão que Deus te confia.
Talvez conversemos ainda sobre esse episódio tão interessante que rende muito!
Um abraço e bênção.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Querido Pe. Marcos,
Gostei bastante do "Upgrade" no seu blog. A firmeza e a deçura da palavra de Deus!
Parabéns por este trabalho!
Shalom!
Franco Michel