quarta-feira, 30 de março de 2011
Jesus e a Samaritana: um papo de vida e de mudança!
Jesus se encontra com a Samaritana. Lá no poço de Jacó um papo bem firme e libertador se estabeleceu entre eles dois. "Dá-me de beber" pediu o Mestre àquela mulher. Qual o tamanho da sede de Jesus? Em que consiste essa sede? Com certeza Deus tem sede de nós e, como disse Santo Agostinho, "Deus tem sede que nós tenhamos sede dele". "Tenho sede" assim disse o redentor no supremo momento da cruz. Sede é necessidade forte, vital! E entre outras necessidades a fome, o sono também são necessidades vitais. Ora, é isso que está em jogo: desejar ardentemente! Eis a diferença. À Samaritana é prometido o dom de Deus, isto é, o Espírito Santo, a água viva, ou seja, a vida divina doada maravilhosamente. E para que ter a vida divina? Com certeza, para que haja vida.Santo Agostinho diz que a Samaritana é imagem da Igreja.
Vida! O que é viver? Para alguns viver é ter saúde, ter qualidade de vida, é ter dinheiro, é ter oportunidades, é ser feliz, é poder comer e beber bem, morar dignamente ou até em uma bela casa, ter saúde, educação, realizar um sonho, etc. Não está errado! Dá pra entender. Mas,a vida que Jesus propõe para os seus discípulos e amigos não se reduz a tudo isso. Significa ter vida com Deus, amar a Deus, viver na sua vontade!
"quem beber da água que darei esse nunca terá sede". Ou seja, Deus, ao doar o seu Espírito deu-nos o Dom! A sede de ser feliz, a sede de amar está no coração humano. A realização é algo qe se constrói a cada dia, nos passos da fé, no calor da caridade e uma esperança viva e cativante.
Sabe, Filoteu, Deus tem sede que tenhas sede dele! E aí?
Um abraço e bênção,
Assinar:
Postar comentários (Atom)