"A solidez e a firmeza da verdade de Cristo se enche de doçura da doação de um Deus que é só Amor!”
(Pe Marcos Chagas)

domingo, 26 de dezembro de 2010

A PALAVRA DE DEUS ENTROU NA HISTÓRIA

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Caro Filoteu!

  Volto ao tema ao redor do qual orbitamos: o tempo do natal. E por falar em tempo, tu pensaste alguma vez o quanto ele é importante para nós? Pensaste que nossa vida é toda direcionada e conduzida pelo tempo que medimos através de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios? E por que o medimos? Porque a vida transcorre e para haver um senso mínimo de organização da nossa vivência enquanto indivíduos e sociedade carecemos medir, delimitar, alargar ou encurtar os momentos que escorrem, que passam, que vivemos ou até mesmo os previstos. A isso chamamos de tempo cronológico, o tempo que se mede.

    Entretanto, há um tempo que não dá para medir em função de sua intensidade, de sua profundidade, do sentido e do valor que damos a ele. É o tempo noético. Esse tempo noético pode ser subdividido em tempo airon e tempo kairós. No tempo airon vemos a realidade do tempo vivido na intensidade de quem cumpre uma missão, vive radical de modo a imergir no que vive, no que faz, no que é. Uma criança brincando é um exemplo formidável desse tempo. E o tempo kairós é o tempo da graça, é o tempo favorável, é o tempo da salvação. Pois bem, caro filoteu, é desse tempo que agora quero falar, claro, sempre em conexão com os demais conceitos acima referidos. A esse respeito diz o apóstolo Paulo: "Quando, porém, chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher" (Gl 2, 4). O apóstolo das gentes faz um ato de fé na encarnação do Verbo eterno do Pai que, por sua vez, São João dirá: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós vimos sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único, cheio de graça e verdade" (Jo 1, 14). Ao falar da carne assumida pela Palavra eterna de Deus, o evangelista nos diz que o Verbo não assumiu a carne paradisíaca de Adão, o qual nos é apresentado independente, autônomo e pleno assim que surge, ou melhor, assim que é criado. Carne designa a condição de fraqueza e de mortalidade. E por ser um ser de carne, um ser humano, estamos diante de um ser temporal, sujeito aos efeitos do tempo que passa inexoravelmente para todos. Tu pensaste nisso, Filoteu? Ele foi embrião, feto, menino, pré-adolescente, adolescente, jovem e adulto. Como eu e como tu (que és ou ainda percorrerás as demais etapas da vida, cadenciadas pelo tempo). Quando Lucas nos coloca Jesus nascendo em tempos de um recenseamento, o do imperador romano César Augusto ( de 30 a.C. até 14 d.C.), Jesus é posto na história (veja Lc 2, 1). E mais, o evangelista nos afirma que ao inserir no tempo e no espaço, nos fala da grande verdade da encarnação do Verbo eterno do Pai. Ele entrou na história, na minha história, na tua e nossa história e a transformou em uma história de salvação. Na temática lucana, tal edito imperial, um capricho ou uma estratégia organizacional do grande monarca, nos desígnios da providência, visava confluir no cumprimento das profecias. Desta feita, obrigados por esta imposição, José e Maria foram a Belém para recensear-se, pois José era da casa e família de Davi (Lc 2, 3-4).  O autor da carta aos Hebreus comenta: "Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo qual fez os séculos" (Hb 1, 1-2).
    O que seria então essa plenitude dos tempos a que se refere Paulo? Por que esse tempo e não outro? Com certeza, tempos previstos por Deus, definidos por Deus, estavam nos seus desígnios.
     E por que Belém? Disse o profeta Miquéias: "E tu Belém, terra de Judá, de modo algum és o menor entre os clãs de Judá, pois de ti sairá um chefe que apascentará Israel, o meu povo" (Mq 5, 1). Belém é cidade de Davi, cidade real, cidade do pastor. Vindo da descendência de Davi e de Abraão, é o grande messias prometido. Nele cumpre-se a profecia. Introduzido nesta linhagem genealógica (ver Mt 1, 1-17), a Palavra eterna assume a nossa história, uma história cheia de percausos, de pecados, tragédias e contradições. E oferece a oportunidade de que escrevamos essa história não com os borrões e rasuras de tanta infidelidade ou de tanta corrupção, mas com a tinta vermelha de seu sangue humano e tão precioso que nos salvou e resgatou.

   Por isso, caro filoteu, faço minhas as palavras de Bento XVI: "no início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo" (Deus caritas est, 25dez2005,  217-218). Na última encíclica, o papa, lembra que a Palavra não é apenas audível (não apenas se ouve a Palavra), mas tem um rosto, isto é, podemos ver Jesus de Nazaré (Verbum Domini, n. 12).
    Não foi por acaso isso que João, o discípulo amado, nos ensinou com sua impressionante e tão vibrante experiência a respeito do Verbo encarnado? Passo-lhe a palavra, e com ele encerro minha reflexão: "O que era desde o princípio, o que vimos e ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida - porque a Vida manifestou-se: nós a vimos e lhe damos testemunho e vos anunciamos para que estejais em comunhão conosco" (1Jo 1, 1-3).
   Pensa nisso, pensa bem nisso, e faz do teu tempo, um kairós, um airon e não meramente um vazio cronos.
    Um abraço e bênção do Pe. Marcos.

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