"Meu Pai trabalha e eu também trabalho" (Jo 5,17)
Nestes dias a liturgia nos apresentou um texto onde esta frase de Jesus foi dita e, de algum modo, nos ajudou a mergulhar em um mistério muito grande da ação de Deus em nossas vidas. De fato, estamos diante de um Deus que age, atua, opera. Faz acontecer, mas, de forma misteriosa. Deus é soberano e tem nas mãos os fios da história, mas não quis parasitas. Não somos fantoches, nem marionetes. Somos e podemos ser sempre mais, amigos, colaboradores.Ele também fez a pessoa humana livre, sadiamente autônoma e capaz de realizar coisas boas, de transformar o mundo.
Deus sempre age! O texto de Gn 2, 2a nos fala de um Deus criador, cuja tarefa não terminou no sexto dia da criação, mas continua sendo feita no curso da história. E o Filho eterno do Pai, Jesus Cristo fala de concluir a obra. Deus Pai não faz nada sem seu amado Filho, sua Palavra eterna. "Tudo existiu por meio dele e sem ele nada existiu de tudo o que existe" (Jo 1, 3). Nada existiu sem a Palavra eterna do Pai, nada acontece sem ser por meio dessa Palavra, segunda Pessoa da adorável Trindade. Ora, essa Palavra se fez carne e habitou entre nós, cheia de graça e verdade, diz João ainda no cap. 1, vers. 14. Esse Verbo é gente com a gente. Ele é carne, é homem, sem deixar de ser Deus. Essa Palavra, o Verbo eterno, dele vimos a glória, glória de Filho único do Pai, cheio de graça e verdade (Ibidem). Acho que dá para perceber essa interação de ação, essa comunhão profunda entre o Pai Celeste e seu eterno Filho.
Fiquei pensando com meus botões: Precisamos entrar nesta ação, precisamos participar dessa atividade. E como? Mergulhando o coração (a sede das decisões) traduzindo o que Deus quer de cada um de nós em atitudes que nos façam mergulhar neste mistério maravilhoso e poderoso de um Deus operante, atuante na história. Não adianta ficar reclamando que o mundo vai mal e perguntar pra Deus: "Você aí em cima, não faz nada?" Ah Ele fará! Ele fará sim: "Meu Pai trabalha e eu também trabalho". Mas, que tal cada um fazer sua parte? Sem ficar enganchado cada um se assuma como um ser engajado! Cooperadores do Deus da ação. Contemplemo-lo e imitemo-lo.
O mundo pode ser diferente, as soluções podem ser encontradas, os caminhos podem se abrir. Mas, Jesus nos dá receita: Contemplar a ação de Deus e agir com Deus e por Deus. Acho que as coisas podem ser diferentes se assim agirmos com o Pai e seu Filho. Que o Espírito Santo nos introduza neste mistério de ação.
Um abraço pra você, Filoteu!