quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Começou a Quaresma: e eu recomecei com ela?
Começou a Quaresma, os quarenta dias de preparação para a páscoa. Tempo de purificação, tomada de consciência que as coisas podem ser melhores e que a transformação (a conversão) é realmente a lei da vida, da vida plena que Deus tem para nós. Nesta transformação a vida brota e transborda em nós. E a fé vai dando passos, vai superando as amarras com que o egoísmo nos aprisiona e limita.
A fé pode ser anunciada com eficácia aos homens e às mulheres de hoje se passar pela experiência de quem a anuncia, se viver anunciada em sua simplicidade essencial, sem carrega-la demais com considerações que parecem viagens de raciocínio complicados, reflexões inatingíveis. É muito importante viver a Quaresma com este espírito de simplicidade. O "tempo favorável", o tempo da conversão é também o tempo de apresentar-se a Deus sem máscaras, para colocar no centro da vida de cada um de nós a relação com Ele, e para simplificar nossos comportamentos e nossas palavras apegando-se àquilo que é verdadeiramente importante.
Deus vê além das máscaras. Deus não olha os personagens que nós de alguma forma representamos ou atuamos, mas olha a pessoa que somos. Sem mais nem menos é isso. E converter-se significa correr atrás desta verdade importante e libertadora.
Começou a Quaresma. E eu, recomecei com ela? Esse é o tempo favorável, agora! Não estamos falando de um ontem, não de um amanhã, mas hoje. Decidir-se por uma vida nova significa converter-se e manter o passo nesta busca e neste encontro sempre necessitado de busca. E Deus está ali, está aqui, sempre junto, próximo, conosco, em nós, por nós. Deus vê além das máscaras: "O homem vê a aparência e Deus vê o coração" (1Sm 16, 6).
Feliz quaresma para ti, caro Filoteu!
Um abraço e bênção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)