quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Parece até que só eu vivo neste mundo!
“Só por hoje ficarei bem firme na fé que a Divina Providência se ocupa de mim como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário”.
Demorou, mas retomei! Pois é Filoteu, mais um mandamento. Estamos no penúltimo. Mas, esse é uma declaração de fé, esperança e amor. Os óculos 3D: Fé, Esperança e Amor! Trata-se de uma fé bonita do papa bom: eu sou cuidado pela providência de Deus. Deus cuida de mim, como se somente eu existisse na face da terra.
Claro, só Deus pode fazer uma façanha desta, mas é belo que esse poder divino dá a Deus infinitas possibilidades. Repito: DEUS TEM INFINITAS POSSIBILIDADES À SUA DISPOSIÇÃO. Isso, isso mesmo é uma bênção, é um consolo, é um estímulo, é um repouso, uma certeza que não estou largado, nem jogado na vida ou deixando a vida me levar..., Fantástico!!!!
Mas, se Deus tem infinitas possibilidades à sua disposição, então, por que será que ele não age, tirando seus filhos dos sofrimentos, livrando de tanta desgraça a humanidade? Pergunta séria, polêmica, desconcertante! Um dia a gente vai entrar neste caminho tortuoso e acidentado. De cara, posso dizer que esse Deus age de dois jeitos: livrando, curando, libertando. Aqui o seu poder age de forma especial e libertadora, talvez preventiva também. Mas, se ele permite o sofrimento na vida dos seus amados, então eu te digo: ele vem sofrer junto! E quer que os outros também se disponham a sofrer junto de quem sofre. Deus gosta muito que seus amigos e servos se ponham à disposição dos outros, mas para ajudar, sofrer junto, dar uma força, uma mão. Sei lá! Tanta gente com tanto talento, tantos meios e nem fazem nada; ou são pessoas que fazem muito pouco, bem menos do que poderiam e deveriam! Onde estão os canais de Deus? Os instrumentos de Deus? Somos nós, mas o que estamos fazendo? Que respostas concretas estamos dando?
Mesmo que as circunstâncias aparentem que tu estejas bem largado, espatifado, pareces mais um menor ou maior abandonado, é, eu digo com fé, digo fazendo eco ao que João XXIII afirmou; DEUS CUIDA! E COMO CUIDA! É PRECISO APROFUNDAR ESSA VERDADE, SIM, ESSA GRANDE VERDADE; DEUS CUIDA! QUEM AMA, CUIDA! E DEUS AMA! “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória se vestiu como um deles” Mt 6. Deus cuida dos lírios dos campos! Não haveria de cuidar de nós?
Não há muito o que falar sobre esse assunto: há o que contemplar. Deixar-se cuidar, deixar-se amar.
Porém, cuidado! Não confundas Carolina de Sá Leitão com caçarolinha de assar leitão. Não é porque Deus cuida que a gente agora vai viver deitado eternamente em berço esplêndido ou ficar por aí, vendo a banda passar tocando coisas de amor! É preciso coragem, ânimo, para fazer tudo o que está ao nosso alcance. Pensa bem, Filoteu! Deus te fez à imagem e semelhança dele. O que vem a ser isso? És dotado de inteligência, vontade, memória, és livre! Em suma, não tens cabeça só para separar as orelhas! Tens capacidades, habilidades, potencialidades! Tanta coisa chomp’s! Caramba! E aí? Que fazes com tudo isso? Pois eu te digo: o cuidado de Deus começa exatamente na tua capacidade de iniciativa em cuidar dos outros, com amor criativo e zeloso. E claro, como poderia esquecer? Quando cuidas também de ti!
As circunstâncias talvez digam o contrário, ou melhor, parecem dizer o contrário! Mas, se tiveres fé, se confiares, se vires nas dificuldades e escuridões, a ação da Providência do Pai agindo nos acontecimentos, eu te digo, crescerás, amadurecerás, experimentarás algo de belo, sublime, supimpa, anuviante, panelático, mega-galático, arripiante, só o chekslovekibite misturado com o tchurinaites! Verás! E te alegrarás! E como!
Bem, um abraço e bênção do Pe. Marcos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)