Oi Filoteu!
Faz algum tempo estamos tratando sobre o COMBATE ESPIRITUAL. Hoje
retomamos o tema e falaremos sobre O QUE FAZER...
Diante da mentalidade do mundo qu enos leva a interpretar as coiss de uma forma puramente humana, DEVEMOS...
RECORRER À PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA. OS ORÁCULOS DE DEUS!!!
A Palavra de Deus no ajudará a interpretar e compreender os acontecimentos a partir dos parâmetros da FÉ!!!
POR ISSO É NECESSÁRIO:
1) UM SADIO SENSO DE REALISMO: Existe uma situação arriscada com suas complicações e desafios e todo tipo (sofrimentos, tentações, desânimos, cansaços, derrotas, solidão). É fundamental não perder de vista que estamos diante de uma situação que exige coragem e determinação.
2) EVITAR O PÂNICO PARALISANTE: um sadio senso do realismo não nos deve levar ao medo de enfrentar o problema ao ponto de "deixar a coisa como é que tá pra ver como é que fica". Cuidado com o medo!!! Ele pode paralisar e lhe impedir de dar os passos que Deus quer que você dê. E se Deus lhe quiser voando alto, livre? Com medo, não dá! Dê nome aos seus medos, supere-os se, em jogo estiver a glória de Deus e seus interesses.
3) A LUTA PODE SER EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER TEMPO: A luta acontece contra um adversário astuto e terrível que fica dentro e fora de nós. Lembre-se dos inimigos da alma, como diziam os antigos padres espirituais: O DEMÔNIO, O MUNDO E A CARNE. Hoje há uma perigosa e até fatal passividade, acomodação no comportamento e nas atitudes das pessoas. Correm-se riscos que poderiam ser evitados. Quando tudo está bem, a vigilância e a oração não devem diminuir: os inimigos da alma não tiram férias, não tiram folga, não ficam "doentes" e não se cansam. Numa palavra, a luta sempre continua!
4) PARA RESISTIR É PRECISO ARMAR-SE TOTALMENTE: Segundo Santo Inácio
de Loyola, o inimigo é bom estrategista. Ele ataca avaliando a situação do cristão (os pontos fracos, as negligências, as imprudências). O inimigo primeiro avalia, observa (ele observa ou "urubuserva": atrás de carniça está o urubu). O inimigo gira para ver se falta algum elemento da armadura a fim de dar o bote. O cristão vigilante e bem preparado não vai atrás de ocasiões ou situações onde ele pode perigosamente ser exposto a ataques do maligno. Ao contrário, ele reza, vigia, se engaja, coloca-se a serviço. Como combatente corajoso e destemido, não entrega as armas ao inimigo.
**** UMA PERGUNTINHA BÁSICA:
POR QUE SERÁ QUE DEUS PERMITE TODA ESSA LUTA?
DEUS SABE QUE ESTA LUTA AMADURECERÁ OS SEUS FILHOS, OS DEIXARÁ EM ESTADO DE DEPENDÊNCIA DA GRAÇA, OS TORNARÁ HUMILDES, ATENTOS E OS PURIFICARÁ DAS VAIDADES, SOBERBAS, PRESUNÇÕES E OUTROS VÍCIOS E AUTO-ENGANOS.
#### SE A SANTIDADE É DOM DE DEUS, LOGO A CONQUISTA, A LUTA É A RESPOSTA-COMPROMISSO COM DEUS E COM A CORRETA ADMINISTRAÇÃO DE SEUS BENS.
NUNCA É DEMAIS LEMBRAR O QUE DIZ PAULO, O APÓSTOLO:
"Pois nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais. Por isso deveis vestir a armadura de Deus para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate" (Ef 6, 12)
FILOTEU DE BETÂNIA!!! ESCUTA O QUE LHE DIGO: A SANTIDADE É FRUTO DAORAÇÃO, DO DIÁLOGO COM O SENHOR, COM SEU PODER TRANSFORMADOR, PELO DOM DO SEU ESPÍRITO SANTO QUE NOS INTRODUZ DENTRO DA VIDA DE DEUS. Não haja ilusões a respeito; A VOCAÇÃO À SANTIDADE SÓ PODE SER ACOLHIDA E CULTIVADA NO SILÊNCIO DA ORAÇÃO ADORANTE DIANTE DE DEUS. vale à pena lembrar o que diz São João da Cruz: "O demônio tem tanto medo da pessoa unida a Deus quanto tem medo do próprio Deus". Entendeu? Viver unidos a Deus é o que nos faz fortes.
Na busca de uma sincera CONVERSÃO rumo ao progresso na vida interior, assume-se a VOCAÇÃO À SANTIDADE!!!
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)