Oi Filoteu! Na quinta-feira, isto é, ontem, o evangelho falou de um personagem que admiro muito (veja Mc 7, 24ss). Bem, trata-se de uma mulher insistente e corajosa. Uma insistência que beirava à chatice e à impertinência! Pois bem, a chata era uma cananéia, isto é uma pagã. Mas, pense numa mulher corajosa, determinada! Conta o evangelho que ela tinha uma filha que estava possessa por um demônio. E, ao saber de Jesus, o mestre de Nazaré, que fazia milagres, pediu que curasse sua filha.
Jesus se apresenta bastante exigente e dá uma resposta pra lá de dura e põe à prova a sua interlocutora. "Deixa que se saciem primeiro os filhos. Não fica bem tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos". Uma dessa era pra desanimar! Deixar pra lá e partir pra outra. Insisto, Jesus põe à prova essa mulher e exige dela uma postura de muita liberdade interior. Fiquei bem pensativo, pois certas vezes, para levar as pessoas a uma amadurecimento maior, Jesus põe à prova aqueles e aquelas que Ele deseja favorecer e abençoar. Meu Deus! O quanto o orgulho humano atrapalha! Todo cuidado é pouco com esse orgulho: dizem as linguas (más ou engraçadas, kkk, que ele morre três dias depois do defundo). Quantas vezes, as pessoas pensam serem as tais (pelo muito que sabem, pelo muito que têm, pelo muito que podem, pelo muito que gozam, etc) e perdem, por isso, muitas graças e imensos favores de Deus. Ou vivem mesmo uma vida besta, sem sentido, vazia. Santa Teresa de Jesus dizia que as irmãs não podiam servir ao Senhor apegadas ao que ela chamava de "pontos de honra". O que são esses tais "pontos de honra"? São certezas, garantias, privilégios, reconhecimentos, presunções, apegos, honras, vaidades, famas ou sei lá mais o quê, de modo a que ninguém quer mais passar por baixo, as pessoas não querem perder, não querem deixar de lado o próprio ORGULHO, para viver a liberdade de não se defender e aceitar o menos vistoso, o menos cobiçado, o menos prestigioso de modo a se purificarem e assim, viverem a HUMILDADE. A humildade, dizia também a Santa Teresa de Jesus (a Teresona, aquela de Ávila) é a verdade. O orgulho e a vaidade são mentiras que as pessoas tolamente alimentam. Não querem viver a liberdade verdadeira que é a liberdade interior. E por isso, não serão felizes, nem muito menos pessoas realizadas.
Olha Filoteu, a palavra de Deus diz que "Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes" (Tg 4, 6). O humilde reconhece a verdade: Tudo o que ele tem ele não merece, mas recebeu por graça e por bondade de Deus. E tudo isso eu te digo porque o Senhor ouviu da dita mulher o seguinte:
"Senhor, também os cachorrinhos debaixo da mesa comem as migalhas das crianças" (Mc 7, 28).
Essa mulher simplesmente ARRASOU, TRITUROU! Ela respodeu de uma forma supimpa, panelática, ela foi MEDIOSPLENDIONÁVEL! Peeeennnnsseee!!!! Pensou?
Ela deixou o Senhor Jesus sem argumentos. Não é por nada que a Teresona, aquela de Ávila, disse que a "humildade é como um fio de cabelo que atrai Jesus para o nosso coração". Isso! Jesus não se deixa prender senão pelos pequenos, pobres, humildades, desapegados da própria honra, das próprias seguranças! Claro que o demônio foi embora da filha dela!
Lições grandes! Vemos aqui, a fé e a humildade desta que era além de mulher era também uma pagã (o que para os judeus eram dois elementos para levar as pessoas ao desprestígio ou até ao desprezo!). Mas, ela passou adiante de todos, ou seja, ela botou todo mundo no bolso, pois a vitória que vence o mundo é a nossa fé (1Jo 5, 4). E ela venceu, pois com as armas poderosas, super, mega-power da fé e da humildade ela tornou-se irresistível. Essa mulher é morta de chata! Terrível! Mas, podes crer, Jesus espera muito por essa chatice! Que tu sejas chato, impertinente, mas com humildade profunda, sem perder de vista que essa chatice é mais uma confiança e uma certeza de tua indignidade que outra coisa!
Abraço e bênção!