UM FELIZ ANO NOVO PRA VOCÊ FILOTEU! Ano novo é sempre tempo de graça. Todo ano novo trás uma série de tantas oportunidades que Deus nos dá para que, na sua companhia santa e com o auxílio de sua graça, construamos uma história de salvação. Há uma palavra, que já comentei com você, cujo significado é tempo de salvação. Essa palavra é KAIRÓS. Isso mesmo. Veja só, Filoteu, o tempo, matéria prima da vida, é algo muito precioso. Lembro que uma certa vez, em um ato penitencial numa determinada missa, cada um dos participantes era chamado a levar ao altar do Senhor, um símbolo que representasse o seu pecado e seu arrependimento. Lembro que uma pessoa da assembléia, apresentou ao Senhor um relógio. Curioso! Esse indivíduo apresentara ao Todo Poderoso o pecado do tempo desperdiçado, do tempo mal vivido, do tempo perdido e que não volta mais. Tempo é sacramento que nos é posto para ser administrado. Um dia, quando estivermos às portas da eternidade, nos passará o filme da nossa vida e se apresentará ante nós as opções que fizemos. Tais opções nos construiram (ou nos destruíram?). Opções que definiram de algum modo o que somos. Será que nos levaram a ser o que somos chamados a ser? Para quem tem fé, os fogos de artifício, na praia do coração brilham e fascinam; tais fogos de artifício são expressão da celebração de uma vida feliz, na felicidade de ser amigo de Deus, de escolher não o que é mais fácil, mas o que for o melhor. Escolher na liberdade de quem ama, de quem se compromete com a verdade que liberta e ilumina. O tempo para quem tem fé não é um mero marcar os dias que se foram, no calendário da própria vida, pendurado na parede do coração (sede das decisões). Tempo é sempre oportunidade para edificar uma eternidade feita de coisas que não passam. Que tal? Você pensou nisso? Quanta gente vazia, tentando preencher-se com uma alegria passageira, fugindo se si mesmas, refugiando-se em coisas, pessoas, projetos, realizações, no sucesso, no bem-estar e em tantas bagatelas mais...., e aí? e depois?
Eu o convido, caro Filoteu, a arranjar uma coisa supimpa, panelática e arrasantemente chomps: A VIDA ETERNA! Vixe! Pense num negócio bonxe que bonxe que bom bom bom! Isso, isso mesmo. Não perca o senso da eternidade, no tempo de vida que Deus lhe dá! Lembre-se bem disso: "O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam" (1Cor 2, 9; Is 64, 3). Paulo usou um trecho de Isaías para falar da sabedoria de Deus, desconhecida pelos sábios deste mundo, mas conhecida por aqueles que O amam e Lhe obedecem porque lhes é revelada pelo Espírito Santo. Isaías escreveu o que o povo dizia acerca de Deus: “Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias, e os montes tremiam à tua presença. Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.” (Is 64.3,4). Tais coisas desconhecidas pelo mundo já foram reveladas pelo Espírito Santo e entramos na posse delas pela fé. Se os governantes deste mundo conhecessem a sabedoria divina não teriam crucificado o Senhor da vida. Isso foi feito por ignorância humana por um lado, mas por sabedoria divina por outro. Como está escrito: “Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Mt 11.25).
Certa vez os discípulos de Jesus perguntaram-lhe: “Porque lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;” (Mt 13.10,11) “Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis.” (Mt 13.13,14). E João escreveu: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.” (Jo 14, 26). E Jesus afirma: “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.” (Mt 13.16,17). Eu desejo para você a felicidade que os amigos e amigas de Deus encontraram em serem cristificados, isto é, outros Cristos, deixando-se amar profundamente por Jesus e vivendo a perfeita alegria.
FELIZ ANO NOVO, CHEIO DE ETERNIDADE PARA VOCÊ!
Um grande amigo de Deus, São João da Cruz, deixou um recado importante para quem quiser fazer do tempo um caminho de eternidade:
Um grande amigo de Deus, São João da Cruz, deixou um recado importante para quem quiser fazer do tempo um caminho de eternidade:
"Se na hora da conta te hás de lamentar por não teres empregado este tempo no serviço de Deus, por que não o ordenas e empregas agora como o quererás tê-lo feito quando estiveres morrendo?" (São João da Cruz, Ditos de Amor e de luz, n. 75)