"A solidez e a firmeza da verdade de Cristo se enche de doçura da doação de um Deus que é só Amor!”
(Pe Marcos Chagas)

sábado, 24 de agosto de 2013

Ser pessoa, ser existente: um ser presente nunca ausente, por essência consistente

0 comentários
  




Oi Filoteu, oi pessoa, oi existente!

Ser pessoa é ser existente, um ser presente, nunca ausente, por essência consistente. Esse jogo de palavras jogam um papel de mostrar itinerário de uma compreensão ou tentativa de reflexão sobre algo tão importante no que somos. Somos pessoa. Existimos.

A existência da pessoa não é uma experiência para saber em que consiste a vida própria, dos outros, do mundo. Existir! É o que acontece conosco. Existimos. Que significa isso? Ek-sistere é uma palavra que significa lançar para frente, jogar adiante, vida lançada no mundo, na história. Veja só, Filoteu, não é uma realidade estática. Não somos um bando de estátuas ou meros adornos, enfeites ou pedras ou árvores: parados, passivos, apáticos. Não somos robôs ou bonequinhos saídos em série da fábrica, todos iguais (todos uniformes, sem diferenças). Dizia P. Grieger
“No coração desta vida, a vida real, tece pouco a pouco uma trama, saída juntamente da prova experimentada da nossa vida e da nossa reflexão sobre esta: esta trama sólida e móvel é, na sua forma mais individualizada e mais rica, a nossa consciência, nós mesmos. Esta é composta de recordações afetivas e intelectuais, e de normas: pouco a pouco se liberta um ideal de vida” 
Esta autoconstrução, feita como uma trama que pouco a pouco desperta a consciência de si, é dinâmica, é processo (não é realidade que se faz no estalar de dedos nem a toque de caixa ou repique de sino!). Tal dinamicidade de autocriação, de comunicação e de adesão faz emergir o movimento de personalização. Esta experiência é marcada significativamente pela liberdade porque não pode existir aqui a constrição nem o condicionamento. Porém, é um movimento que não se limita a um ser especifico. Este alguém, se já chegou um pouco mais acima neste movimento de personalização, convoca as demais pessoas que ainda estão adormentadas de maneira a despertar a humanidade inteira. Por isso mesmo, esta é uma tendência de toda a humanidade, a saber, a personalização, assim defendia Emmanuel Mounier, um ilustre filósofo do personalismo.

A pessoa é “alguém que não pode ser repetido duas vezes”, dizia Mounier e, tal unicidade fala da singularidade de um ser que não se repete. Por isso, defini-lo não é possível, pelo fato que o núcleo da pessoa mesma é o sujeito. O sujeito é aquilo que por natureza mesma se subtrai a qualquer definição. Quem pode dizer com precisão e exatidão quem é um alguém? Cada indivíduo é um ser singular, inconfundível e insubstituível (no sentido que ninguém fará como aquela pessoa faz pelo fato que é ela quem faz), sujeito único. Não creio que haja pessoas insubstituíveis! "Morre-se um papa, faz-se um outro" diz o ditado romano. O que não se pode fazer é comparar as pessoas ou achar que alguém é medida ou "modelo" para o outro, ou pior, "forma" para outro. O indivíduo é um mistério, uma complexa realidade, cheia de amplas riquezas e meandros, nuanças e peculiaridades. Para conhecê-lo precisaria encontrá-lo. Não obstante isso, Maritain insiste em conceituar a pessoa humana compreendendo-a como alguém que se possui por meio da inteligência e da vontade. Exatamente o que nos faz imagem e semelhança de Deus: a vontade e a inteligência. O homem é, em certo senso, um todo e não somente uma parte. Não somos uma soma de elementos ou partes, mas um todo unitário. O ser pessoa significa que o homem é, sobretudo um todo antes de ser um somatório de coisas; significa também que mais que servo ele é independente, assim pensava Jacques Maritain

Está em jogo o homem concreto, existente como pessoa quando diz “eu” e é consciente de não ser levado e, por conseguinte, se posiciona tão somente a partir da energia da vida que se afirma, ou se torna capaz de fazê-lo a partir de uma força superior. Porém, este mesmo homem, enquanto pessoa, é autorizado e obrigado a se posicionar por uma maneira de ser que lhe é particular. Tal maneira de ser persiste através de todas as diversas posições e situações e a sobreviver em meio a perturbações e a todas as deformações. Permanece uma verdade: a pessoa não se repete, também se o aspecto e os gestos dos homens recaindo sempre no genérico, se copiam recíproca e constantemente na superfície aparente. 



A existência singular da pessoa é composta e se constrói a partir de tantas respostas afirmativas, mas também negativas que se sucedem mutuamente. Conclui-se que a pessoa deve ser capaz de decidir como uma característica verdadeira e concreta da sua maturidade. Tal opção comporta a fidelidade e a consciência do seu valor. A decisão é a pessoa mesma, totalmente lançada no seu porvir (seu vir-a-ser, o que vem por aí, seu futuro, suas possibilidades de construção), engajada no ato fatigante e rico que reassume o seu passado com a carga de experiência que lhe é própria enriquecendo-a com uma nova chance de se construir que é o presente. Raízes profundas no passado, antenas sensíveis para o futuro é forma concreta para viver bem o agora, o presente compreendido como dádiva. Viver enquanto pessoa é dom e responsabilidade, a ser construída na liberdade. 

Então? Ser pessoa é assumir-se, construir-se. Claro, não de forma independente ou presunçosamente egoísta, mas de forma pessoal, algo que acontece nas escolhas feitas na trama da vida. Que seja assim em tua vida, Filoteu, pessoa!

Um abraço do padre. 



Leave a Reply

Escolha o Assunto...

"cinco maridos" - a esponsalidade (1) "Poesia" careta - careada (2) a cananéia - a fé - a humildade (1) advento (1) águias - visão de fé (1) amizade - Jesus - Teresa (2) Amor gratuito - Coração de Jesus - confiança (1) Amor gratuito - Vencer o mal (1) ascensão do Senhor (1) atitude (1) Betânia - unção - traição (1) Boas Leituras (1) bom trato - doçura e mansidão (1) calçados para anunciar o Evangelho da paz (1) Caná - Bodas - Vinho novo (1) Cananéia - Fé - Humildade (1) capacete da salvação (1) cego de nascença - Jesus luz do mundo (1) Céu - Purgatório - Inferno (1) cinturão da verdade (1) Combate Espiritual (2) Consciência - Felicidade - liberdade - responsabilidade (1) Conversão de Paulo - Luz (1) Couraça da justiça (1) Cristãos perseguidos (1) Cristo - Bernardo de Claraval - alma esposa (1) Cristo crucificado - as serpentes venenosas - o povo de Deus no deserto (1) Cristo crucificado - Maria (1) crucificados com Cristo - cruz - paixão do Senhor (1) deserto - solidão - silêncio (1) Deus - Ação (1) Devoção - Francisco de Sales (1) dignidade - cristão - (1) discípulos - missionários - amigos (1) Discípulos de Emaús (1) Domingos Sávio - Santo adolescente (1) Eleições - Candidatos - Valores na Política (1) entrada de Jesus em Jerusalém (1) Epifania - Os magos - o evangelizador (1) escondimento - humildade - simplicidade (1) Escravidão - Ego - Verdade - Liberdade (1) Escudo da fé (1) espera (1) Espírito Santo - Dom de Deus (1) Eterno - Passageiro - revelação de Deus (1) felicidade (1) Francisco - minoridade - cristificação (1) humildade - flexibilidade - perseverança (2) identidade - Deus (1) Imaculada - Toda de Deus - Maria (1) Infância espiritual - pequenas coisas- Sta. Teresinha (1) Jejum - abstinência - Penitência (1) Jejum - vários significados (1) Jesus (2) Jesus - amor caro - união (1) Jesus - cruz - esponsalidade - Igreja (1) Jesus bom pastor - pastoreio (1) Jesus caminho verdade e vida (1) João Paulo II - oração (1) José - Carpinteiro - servidor do Verbo e de Maria (1) Lázaro - morte - ressurreição (2) Lázaro - Rico - Eternidade (1) Lentes da fé (1) linguagem light (1) Liturgia (1) louvar a Deus (1) Luz - Jesus - curas (1) Madalena - ressurreição (1) mãe das dores (1) mãe de Deus (1) Mãe de Deus - Evangelizar (1) Margarida - Coração de Jesus - confiança (1) Maria - Aparecida - Brasil (1) Maria - Mãe - Protetora (1) Maria de Betânia - a unção de Betânia (1) Matrímônio - estabilidade - Trindade (1) milagre (1) misericórdia - perdão - mulher caída resgatada (1) Natividade de Jesus - Pobreza - Mistério - Adoração (1) NOITE - JUDAS ISCARIOTES (1) Nossa Senhora Auxiliadora (1) oprimir autoritarismo verdade vida seguimento de Cristo (1) Oração - Clemente IX (1) Oração - Exercícios Espirituais (1) Oração - Pai-Nosso - Confiança (1) orar (1) os que choram - consolação - responsabilidade (1) Palavra de Deus - espada (1) Pão do céu - caminhada - anjo (1) Paulo - testemunho - fortaleza - dedicação (1) pecadora - Jesus - resgate (1) Pedro - negações - poder de Deus (1) Pedro - Paulo - eleição - apostolado - Igreja (1) Pensamento. consciência (1) pensar- refletir - viver (1) peregrinos - discípulos - Emaús - Jesus ressuscitado (1) Pier Giorgio Frassati - jovens - santos (1) Pobreza - Bem-aventurança (1) Podcast (3) preparação (1) Quaresma - Tempo de conversão (2) reflexão (1) Rei Jesus - verdade - liberdade (1) Renúncia Coragem Disposição (1) ressurreição - vida nova (1) riqueza - pobreza - gratuidade (1) Santa Teresinha - infância espiritual - elevador do amor (1) São Francisco - A perfeita Alegria (1) São José - Intercessor - Pai adotivo de Jesus (1) Seguimento de Jesus - liberdade - humildade (1) Sepultamento de Jesus (1) servir - seguir - imitar Jesus (1) Sogra de Pedro - Cura de Jesus - Serviço (1) sorriso - discernimento - iniciativa (1) SS Trindade (1) Talento - Responsabilidade (1) tempo - encarnação do Verbo - salvação (1) Tempo - eternidade - ano novo (1) tempo - programação (1) Tentação - Deserto - Demônio - Combate Espiritual (1) Teresa de Jesus - oração - purificação (1) Teresinha - pequenas coisas - "malandragem" (1) Terrorismo - Morte de Osama Bin Laden (1) Tomé - Chagas gloriosas de Jesus - Fé (2) Transfiguração - luz - revelação (1) Twitter - evangelizar - bom uso da web (1) vaidade - verdade- amor gratuito - serviço (1) Velhinhos - Simeão e Ana - Jesus (1) vocação - eleição divina (1) vontade de Deus (1)