Oi Filoteu!
Voltemos ao tema de Jesus que ressuscita Lázaro. Marta, a irmã das iniciativas da família de Betânia se lamenta pelo falecimento do irmão. Sabe muito bem que o Mestre é de verdade o Messias. "Creio Senhor que és o Cristo, o Filho de Deus que vieste ao mundo" (Jo 11, 27). O anúncio do Mestre é de ressurreição, pois ele é a ressurreição e a vida (Jo 11, 25). É possível sair do túmulo e viver, viver de forma plena. Tem tanto gente, Filoteu que encara a vida somente na ótica da qualidade de vida (saúde, dinheiro, estudos, sucesso, prosperidade financeira e profissional, felicidade humana, em uma palavra). Não passa disso! Claro que tudo isso tem seu valor, é bom não deixar de afirmar, mas quando a coisa estaciona por aqui...!!! Marta sintetiza de forma maravilhosa a realidade do que é a verdadeira vida: aquela que brota da união com Deus, a salvação que Ele trará. Filho de Deus é um título cristológico que os gregos deram ao Salvador crido pelos critãos. Olha, Filoteu, as lágrimas que o Senhor derrama, comovido ante o luto que experimenta pelo falecimento do seu amigo (Jo 11, 35). Impressionante! Jesus é a ressurreição e a vida. No entanto chorou! Ele quis experimentar o luto, quis redimir a experiência de sofrer pela passagem de um ente querido. Logo Ele, Senhor da vida e da eternidade! Pois então, Filoteu. O que não foi assumido, não foi redimido! Jesus assumiu nossos lutos, a dor da perda que a passagem para a outra vida pode gerar em nós. Aquelas lágrimas e imensa comossão foi expressão de amizade, de amor, de saudade. Ele é gente com a gente, manifestou sua humanidade.
E Jesus pede para tirar a pedra. É preciso tirar a pedra que nos separa da ressurreição. É preciso ajudar quem está morto a se encontrar com Nosso Senhor. Quais são as pedras que deixam teu sepulcro fechado, sem possibilidade de que possa acontecer o milagre da vida que Deus quer comunicar a ti? "Tirai a pedra" (Jo 11, 39). Esse imperativo é realmente uma missão. Precisamos remover os obstáculos pois Deus tem desejo de tirar de um sepulcro bem pior, incomparavelmente pior que aquele do cemitério onde os que se foram por morte física descansam. Os piores sepulcros são os dos teus pecados, dos meus pecados, dos pecados da humanidade. E Jesus quer que tire a pedra, quer que haja uma abertura para que saiam da morte quem na morte jaz. Viu? E Jesus, rogando ao Pai pelas pessoas, tendo em vista oferecer um forte sinal para aquela gente faz ecoar sua palavra forte, sua voz vibrante e chama das sombras da morte física o seu amigo. Ele, Senhor da vida e da morte,faz o milagre que deveria ser um sinal na vida das pessoas. "Lázaro, vem para fora" (Jo 11, 43). Sai da região dos mortos, Lázaro! Hoje Ele diz o mesmo a mim, a ti, a todos nós. Se ouvirmos a sua voz, com certeza viveremos, ressuscitaremos. Esse milagre acontece quando nos confessamos pecadores e recebemos o divino perdão, esse milagre acontece a cada dia se nos deixarmos transformar, em força de ressurreição por essa palavra de vida. O simbolismo é forte. Já é o quarto dia e já cheira mal (Jo 11, 39). Os judeus criam que o espírito permanecia na pessoa até o terceiro dia. No quarto, começava o processo de decomposição. Dá pra entender alguma referência à ressurreição de Cristo ao terceiro dia?
Olha Filoteu, quero que reflitas comigo algo importante: Jesus nunca fez milagres simplesmente para tornar a vida mais fácil ou em razão de interesses meramente pessoais; queres uma prova disso? Por que ele não ressuscitou São José quando este morreu? Ou algum parente próximo? Entendeste?
Outra coisa: a ressurreição de Lázaro é só um sinal. Não é a expressão mais forte de ressurreição. De fato, a um certo momento, Lázaro morreu! Por isso, caro Filoteu, não te iludas! Se o coração não se abrir para Deus, não tem ressurreição que dê jeito. Nem a ressurreição de Jesus deu jeito naquela gente contemporânea do Divino ressuscitado. Os guardas que poderiam ser testemunhas da ressurreição, simplesmente disseram, sob orientação das autoridades religiosas judaicas que os discípulos tiraram o corpo do Senhor e andaram espalhando por aí que Ele ressuscitara. ( vê só o texto Mt 28, 11-15). Percebeste? Logo os guardas, que estavam diante de sinais poderosos, inequívocos da ressurreição! Coração fechado, salvação distante ou ineficaz, tiro e queda, é batata!
Que tu ressuscites, caro Filoteu, com uma ressurreição mais poderosa que a ressurreição física! Que tu vivas n'Aquele que é a ressurreição e a vida. Quem vive e crê nele não morrerá jamais. Claro, não provará a morte, quem sistematicamente é vivificado por esta amizade divina, tão necessária e tão essencial em nossas vidas.
Um abraço e bênção.
sábado, 9 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Padre Marcos, sua benção!Padre, muitos protestantes citam um versículo deste evangelho, para dizer que quando a gente morre, ficaremos dormindo até a 2 vinda de Jesus.O versículo é o seguinte:"Marta respondeu-lhe:Eu sei que ele há de ressucitar na ressurreição do último dia".Se possível Padre Marcos, gostaria que o Sr comentasse esse versículo.Abraços!