Deixo para ti, Filoteu, este belíssimo e arrasante comentário que o Papa faz sobre São Bernardo. Sou fã deste Santo que apaixonou-se profundamente por Jesus e foi um grande protagonista no seu tempo, tendo em vista a maior glória de Deus. Segue abaixo o comentário desta alma esposa. Quero que olhes para esta bela figura acima, da íntima relação entre o Senhor e este tão maravilhoso amigo do coração divino do Mestre.
Só Jesus – insiste Bernardo, frente às complexas reflexões dialéticas do seu tempo – é “mel na boca, cântico no ouvido, júbilo no coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum). Daqui provém o título, atribuído a ele pela tradição, de Doctor mellifluus: seu louvor a Jesus Cristo “se derrama como o mel”.
Nas extenuantes batalhas entre nominalistas e realistas – duas correntes filosóficas da época –, o abade de Claraval não se cansa de repetir que só há um nome que conta, o de Jesus Nazareno. “Árido é todo alimento da alma – confessa – se não for tocado por este óleo; é insípido se não for temperado com este sal. O que escreves não tem sabor para mim, se não leio nele Jesus”. E conclui: “Quando discutes ou falas, nada tem sabor para mim, se não sinto ressoar o nome de Jesus” (Sermões em Cantica Canticorum XV, 6: PL 183,847). Para Bernardo, de fato, o verdadeiro conhecimento de Deus consiste na experiência pessoal, profunda, de Jesus Cristo e do seu amor. E isso, queridos irmãos e irmãs, vale para todo cristão: a fé é, antes de mais nada, um encontro pessoal e íntimo com Jesus; é fazer a experiência da sua proximidade, da sua amizade, do seu amor, e somente assim se aprende a conhecê-lo cada vez mais, a amá-lo e segui-lo cada vez mais. Que isso possa acontecer com cada um de nós!
Que tal? Eis uma alma esposa, homem cristificado, arreado os quatro pneus e estepe por Cristo. Um abraço e bênção.
Oi, Pe Marcos, muito legal o seu blog...
Nós daqui de Brasília gostamos muito do senhor...
Muito obrigada pela doação e pela disposição de vir ao Acamp's...
Shalom!