"A solidez e a firmeza da verdade de Cristo se enche de doçura da doação de um Deus que é só Amor!”
(Pe Marcos Chagas)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

SOLIDAMENTE CONSCIENTE

1 comentários









Ser Consciente, puxa como é preciso....

Caro Brother do Blog f

Papopirado (o seu blog ligeiramente perturbado do juízo) ] ~~

Nesta vida é preciso ser

Solidamente consciente: sabe quem é este? Sabe de quem estou falando? Quer saber? Então segura esta: zbk

Solidamente consciente é um alguém que não dá uma de “Alice no país das maravilhas”, não vive de sonhos vagos, de idealismos distantes, perdido nas estrelas, lá nas estratosferas do “ah se fosse”, “quem dera que isso ou aquilo fosse de outro jeito”, e coisas do gênero. Olha brother, somos chamados a ter:

PÉS NO CHÃO e CORAÇÕES AO ALTO! o j

Já pensou nisso?
Exato, acho que seu pensamento seguiu o rumo certo. Senso da realidade e senso dos ideais. Acreditar que as coisas podem e devem mudar para melhor, ser diferentes, avançar em qualidade onde, em contrapartida, é fundamental evitar toda inquietação desmantelada ou ansiosa. Lembra da musiquinha?

'4m “Tenho os meus pés no chão, mas o meu coração está muito além do céu...”.

Eu lhe digo uma verdade que você precisa saber:

~~CORAÇÕES NO CHÃO E PÉS AO ALTO É UMA POLIESCULHAMBOSE GENERALIZADA E DIFUSA, UM CHAFURDO, UMA BAGUNÇA, UM VALHA-ME DEUS UM VICHE MINOSSA SENHORA, UM FURDUNÇO, UM DESTRAMBELHO, UM KING-KONG IRADO, A BARROADA DE UM TREM COM UM VELOCÍPEDE, UM PAAAFO (som onomatopaico que indica a queda de alguma coisa no chão gerando ruídos de altos decibéis – desagradáveis e nocivos aos tímpanos), UM FUZUÉ e o que você encontrar de vocábulo dramático para enriquecer esta satírica consideração, na tentativa de definir algo caótico. ~

Por isso eu te digo, querido Brother, fuja do zelo indiscreto, dos moralismos asfixiantes, do desejo descontrolado de mudar tudo a toque de caixa e a repique de sino. Pense com a cabeça, não com os pés; Quer saber? Faça como fez um gordinho muito simpático chamado Angelo Roncalli que se tornou papa com o nome de João XXIII. Ele, nos mandamentos da serenidade dizia que queria fugir de dois perigos mortais:

a pressa e a indecisão.

Caramba que sabedoria! Lembremos disso, OK?

Voltando ao nosso papo, eu lhe afirmo e digo, com segurança: Evite a precipitação. Nem por isso, fica aí, paradão, vendo a banda passar tocando coisas de amor, deixando como é que tá pra ver como é que fica. Nem muito menos fique por aí largado com a boca aberta cheia de dente esperando a morte chegar (coisa feia, haja bafo de onça, que na linguagem científica chamamos de halitose Affffiiii!). Não fique por aí, entregue às baratas, nem só matando moscas, esperando as coisas mudarem no ritmo da mágica da varinha de condão da fada madrinha. Isso é triste de feio e de ruim. Babaquice pura! Lá no sul a moçada e a meninada chamam isso de tonguice (tongo = bobo). É pisar na bola e tacar o traseiro no chão! (PUFIT – um pouco de sons onomatopaicos acho que enriquece o texto). Bem, vamos lá, estas paralisias, entende? estas passividades e lentidões tartarugais não resolvem nada. Jesus chamou o cristão de “sal da terra” e não de açúcar da terra, entendeu, ta ligado, conectou o lance?
Um outro gordinho (os gordinhos estão com a bola da vez!) que viveu no século XIII, chamado Sto. Tomás de Aquino, um brilhante teólogo, afirmou que

AQUELE QUE HESITA MUITO É TÃO IMPRUDENTE QUANTO AQUELE QUE AGE IMPULSIVAMENTE.

Pelas ancas da Tanajura! Haja Iahweh (=Deus) pra presentear seus filhos com um equilíbrio que nos faça fugir dos destemperos. Olhe lá galera, ser extremista é muito fácil. Desafiante mesmo e prova de fogo da maturidade é ser equilibrado, sensato, bem dosado nas coisas. Esse é negócio de desequilíbrio e extremismo é algo deveras CATACRÉTICO! De um extremo passa pro outro: que tédio horripilante. [ಋಔ] Isso é MUQUIRA! Morou?

Alguns dizem: “é difíiiiicil!” Olha, eu te digo, esse negócio de “é difícil” faz lembrar mais um prédio alto ou baixo. Evite os alarmismos estéreis. Isso é muito King-Kong irado (força macacóide gigantóide com capacidade para destruição descomunal). Não fique parado nas dificuldades, procure as soluções. Quais as saídas? (vá atrás delas e não espere que elas caiam do céu pra você) e não fique atolado, escambrechado no problema. Algumas vezes entramos naquela comédia dramática do cachorro mordendo o rabo! Não sai do canto.
Uma dica: não se esquente, nem se apoquente, mas vá pra frente que atrás vem gente (virou até musiquinha).

“Quando a gente não quer resolver um problema, nós encontramos desculpas. E quando quer resolver, a gente procura os meios”. Fique conectado brother! Não fique eletrocutado na paralisia morgada, tipo assim, morreu e esqueceu de enterrar. Se ligou? Evite a espriguicite aguda. Jesus dá uns esparros (carões – puxão as orelhas) em alguns, em tom de forte repreensão e condenação porque foram servos “maus e preguiçosos”. Terrível, um horror!
Solidamente consciente significa tentar de ver as coisas nas suas devidas proporções, sem excessos e sem faltas! Não perder o senso do equilíbrio, entendeu? “O Senhor não nos deu um espírito de medo, mas de força, equilíbrio e amor”. Assim nos ensina Paulo, o apóstolo. Todo desequilíbrio é tolice e acaba sendo uma falta de inteligência, ou melhor, vira uma intelijumência, uma burroligência prá lá de grande, a saber algo hiperbólico, elevado à enésima potência ( ~ êta pentcha!). Ser consciente significa não deixar-se impulsionar pelo inconsciente, buscando compensações prazeirosas ou subterfúgios evasivos (que nos levam a escapar, fazer de conta que não ta vendo) e mergulhar em um mundo imaginário para fugir do conflito ou descarregar tensões.

Êta viagem mega-galática! Bate as asas avião! j E lá vai a galera pegar carona nesta cauda de cometa, ver a via láctea, estrada tão bonita! ÔOO louco!!! (nuns tempos atrás em nossa gíria juvenil [quer dizer na minha] chamávamos galera de patota! Ah, ah, ah, ah => É o noooovo! Ah, ah, ah, ah): acho justo eu rir com você! –(obs:meu riso não é kkkkk).

Aviso: risoterapia faz bem e cura uma porção de pecados e doenças (tanto psíquicas quanto físicas).

VOLTEMOS: As compensações são prazeres momentâneos que não geram nada de efetivo, nem muito menos de afetivo. Compensações, você já sabe quais são. Elas não passam de uma fuga. E o Senhor não chamou os seus brothers a fugir, mas a optar, escolher! Juventude e atitude, êta combinação supimpa! LI-QUI-DI-FI-CAN-TE! ARRASANTE! SÓ A POEIRA SIDERAL.

VOLTEMOS DE NOVO: Como estava dizendo (ou melhor digitando), são formas de compensação: a masturbação (e depois tome a ser escravo de um sexo narcisista e egoísta), comer desmedidamente e até sem fome (e tome a crescer a barriga e passar a viver para comer ao invés de comer para viver), consumir, comprar sem regras e freios (e depois coitado do cartão de crédito e do bolso!). A consciência precisa ser sólida, isto é forte, alicerçada nos bons valores, na capacidade de objetividade e na coragem de julgar as coisas retamente, sem preocupar-se com o que vão dizer ou pensar, mas ocupar-se com o bem, a verdade e a beleza. Todo mundo pensa tanta coisa de todo mundo de modo que quem quer agradar a todos não vai agradar a ninguém. Seja você mesmo brother! Aquele que nos ama, o acolhe assim como você é. Mas, não faça disso cavalo de batalha pra se justificar ou não mudar para melhor, conectou?
AHHH, lembra da musiquinha?

¯ EU SOU AQUILO QUE DEUS PENSA DE MIM, EIS A GRANDE ALEGRIA E A FELICIDADE DO MEU CORAÇÃO. ¯
TAN TAN TAN TAN TAN TAN TAN .... ¯
E A GENTE ¯ SEM SABER COMO E POR QUE, SE SENTE FELIZ E SAI A CARTAR UMA BELA CANÇÃO! ¯


Já pensou, meditou ou se questionou alguma vez, caro brother, o que é o bem? O que é a beleza? O que é a verdade?
Falaremos disso em nossos próximos encontros. Será INOXIDÁVEL! Ahhhh! Não perca!

Saiba que uma grande amizade é nossa missão construir, neste blog.

Um abração e † bênção do

Pe. Marcos (seu brother-father, do sertão central de Quixadá => pra você, onde você estiver).

Atenção: voltaremos a falar sobre isso, você não pode perder. Eu te espero aqui neste espaço virtual! Vai ser muito Happytemary (lê-se, REPTIMÉURI!).

One Response so far

  1. Acho que a "burroligência" de querer tudo na hora, é o que faz muita gente colocar os péz pelas mãos!
    Tudo tem um tempo para acontecer e não podemos forçar o acontecimento natural das coisa.
    Mas , "pelas âncas da tanajura", tudo que sobe muito, se cai, a queda é grande!
    Por isso que devemos agir com cautela em tudo o que fazemos!
    Uma vez numa confição no acampamento de jovens shalom, um certo Pe. Marcos me falou o seguinte:
    "Nunca diga que nada é difícil, diga que Deus me dá POSSIBILIDADES!
    E hj eu vejo que é a mais pura verdade!
    Agradeço a ele, pois ele me fez perceber que sou fraco e que, só com Deus poderia ir mais longe!
    Mudou a minha vida!
    Cada passo que eu dou, tenho a segurança de estar com Deus, mas por mais curtinhos que sejam esses passos, NUNCA DEIXEI DE CAMINHAR! aTÉ HJ, E NEM PRETENDO DEIXAR!
    A cada passo que damos na fé, ficamos mais distântes do pecado!
    É igual aquele ditado popular:
    "Se correr o bicho pega, mas se ficar o bicho come!"
    Quem corre demais, acaba caindo; e quem fica parado, fica para tráz!
    Nada verdadeiramente significante, vem fácil. Mas quando vem, vale a pena!
    Que Deus abençoe a todos e que estejam sempre nessa paz!
    Valeu por mais estas sábias palavras, meu chapa!!!
    Um grande abraço a todos!

Leave a Reply

Escolha o Assunto...

"cinco maridos" - a esponsalidade (1) "Poesia" careta - careada (2) a cananéia - a fé - a humildade (1) advento (1) águias - visão de fé (1) amizade - Jesus - Teresa (2) Amor gratuito - Coração de Jesus - confiança (1) Amor gratuito - Vencer o mal (1) ascensão do Senhor (1) atitude (1) Betânia - unção - traição (1) Boas Leituras (1) bom trato - doçura e mansidão (1) calçados para anunciar o Evangelho da paz (1) Caná - Bodas - Vinho novo (1) Cananéia - Fé - Humildade (1) capacete da salvação (1) cego de nascença - Jesus luz do mundo (1) Céu - Purgatório - Inferno (1) cinturão da verdade (1) Combate Espiritual (2) Consciência - Felicidade - liberdade - responsabilidade (1) Conversão de Paulo - Luz (1) Couraça da justiça (1) Cristãos perseguidos (1) Cristo - Bernardo de Claraval - alma esposa (1) Cristo crucificado - as serpentes venenosas - o povo de Deus no deserto (1) Cristo crucificado - Maria (1) crucificados com Cristo - cruz - paixão do Senhor (1) deserto - solidão - silêncio (1) Deus - Ação (1) Devoção - Francisco de Sales (1) dignidade - cristão - (1) discípulos - missionários - amigos (1) Discípulos de Emaús (1) Domingos Sávio - Santo adolescente (1) Eleições - Candidatos - Valores na Política (1) entrada de Jesus em Jerusalém (1) Epifania - Os magos - o evangelizador (1) escondimento - humildade - simplicidade (1) Escravidão - Ego - Verdade - Liberdade (1) Escudo da fé (1) espera (1) Espírito Santo - Dom de Deus (1) Eterno - Passageiro - revelação de Deus (1) felicidade (1) Francisco - minoridade - cristificação (1) humildade - flexibilidade - perseverança (2) identidade - Deus (1) Imaculada - Toda de Deus - Maria (1) Infância espiritual - pequenas coisas- Sta. Teresinha (1) Jejum - abstinência - Penitência (1) Jejum - vários significados (1) Jesus (2) Jesus - amor caro - união (1) Jesus - cruz - esponsalidade - Igreja (1) Jesus bom pastor - pastoreio (1) Jesus caminho verdade e vida (1) João Paulo II - oração (1) José - Carpinteiro - servidor do Verbo e de Maria (1) Lázaro - morte - ressurreição (2) Lázaro - Rico - Eternidade (1) Lentes da fé (1) linguagem light (1) Liturgia (1) louvar a Deus (1) Luz - Jesus - curas (1) Madalena - ressurreição (1) mãe das dores (1) mãe de Deus (1) Mãe de Deus - Evangelizar (1) Margarida - Coração de Jesus - confiança (1) Maria - Aparecida - Brasil (1) Maria - Mãe - Protetora (1) Maria de Betânia - a unção de Betânia (1) Matrímônio - estabilidade - Trindade (1) milagre (1) misericórdia - perdão - mulher caída resgatada (1) Natividade de Jesus - Pobreza - Mistério - Adoração (1) NOITE - JUDAS ISCARIOTES (1) Nossa Senhora Auxiliadora (1) oprimir autoritarismo verdade vida seguimento de Cristo (1) Oração - Clemente IX (1) Oração - Exercícios Espirituais (1) Oração - Pai-Nosso - Confiança (1) orar (1) os que choram - consolação - responsabilidade (1) Palavra de Deus - espada (1) Pão do céu - caminhada - anjo (1) Paulo - testemunho - fortaleza - dedicação (1) pecadora - Jesus - resgate (1) Pedro - negações - poder de Deus (1) Pedro - Paulo - eleição - apostolado - Igreja (1) Pensamento. consciência (1) pensar- refletir - viver (1) peregrinos - discípulos - Emaús - Jesus ressuscitado (1) Pier Giorgio Frassati - jovens - santos (1) Pobreza - Bem-aventurança (1) Podcast (3) preparação (1) Quaresma - Tempo de conversão (2) reflexão (1) Rei Jesus - verdade - liberdade (1) Renúncia Coragem Disposição (1) ressurreição - vida nova (1) riqueza - pobreza - gratuidade (1) Santa Teresinha - infância espiritual - elevador do amor (1) São Francisco - A perfeita Alegria (1) São José - Intercessor - Pai adotivo de Jesus (1) Seguimento de Jesus - liberdade - humildade (1) Sepultamento de Jesus (1) servir - seguir - imitar Jesus (1) Sogra de Pedro - Cura de Jesus - Serviço (1) sorriso - discernimento - iniciativa (1) SS Trindade (1) Talento - Responsabilidade (1) tempo - encarnação do Verbo - salvação (1) Tempo - eternidade - ano novo (1) tempo - programação (1) Tentação - Deserto - Demônio - Combate Espiritual (1) Teresa de Jesus - oração - purificação (1) Teresinha - pequenas coisas - "malandragem" (1) Terrorismo - Morte de Osama Bin Laden (1) Tomé - Chagas gloriosas de Jesus - Fé (2) Transfiguração - luz - revelação (1) Twitter - evangelizar - bom uso da web (1) vaidade - verdade- amor gratuito - serviço (1) Velhinhos - Simeão e Ana - Jesus (1) vocação - eleição divina (1) vontade de Deus (1)